Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaSoaresPovillDeSouza_tcc.pdf7,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Museu Nacional “vive na pele” : reflexões sobre tatuagem, luto e ressonância entre o público interno do Museu Nacional do Rio de Janeiro
Autor(es): Souza, Fernanda Soares Povill de
Orientador(es): Britto, Clovis Carvalho
Assunto: Museu Nacional (Rio de Janeiro)
Museus - aspectos sociais
Figura humana na arte
Tatuagem
Data de apresentação: 25-Out-2021
Data de publicação: 9-Mar-2022
Referência: SOUZA, Fernanda Soares Povill de. O Museu Nacional “vive na pele”: reflexões sobre tatuagem, luto e ressonância entre o público interno do Museu Nacional do Rio de Janeiro. 2021. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho propõe evidenciar as relações existentes entre a Museologia e tatuagem, tendo como estudo de caso o projeto Museu na Pele. Apresentar o Museu Nacional do Rio de Janeiro, o seu incêndio no dia 2 de setembro. de 2018 e as ações para sua reconstrução; realizar uma revisão de literatura a respeito da tatuagem em diálogo com o luto, o corpo e a musealização e examinar o projeto Museu na pele a partir das ressonâncias do público interno do Museu Nacional. Para tanto foi realizada, por meio de uma metodologia qualitativa, a aplicação de questionários online, entrevista com a idealizadora do projeto e a análise dos dados obtidos. A pesquisa concluiu que, para o público interno do Museu Nacional que integra o projeto, as tatuagens consistiram em formas de transpor a dor gerada pelo incêndio no museu, de divulgar a instituição, sua missão educativa e científica, de preservar memórias e materializar, na pele, o vínculo museu-indivíduo
Abstract: This work proposes to highlight the existing relationships between Museology and tattooing, using the Museu na Pele Project as a case study. The work presents the National Museum of Rio de Janeiro, its fire on September 2, 2018 and the actions for its reconstruction, as well as conducting a literature review on tattooing in dialogue with mourning, the body and musealization, while examining the Museu na Pele Project from the resonances of the internal audience of the National Museum. Therefore, a qualitative methodology was used, with the application of online questionnaires, an interview with the creator of the project and the analysis of the obtained data. The research concluded that, for the internal public of the National Museum that integrates the Museu na Pele Project, the tattoos consisted of ways to transpose the pain generated by the incident in Museu Nacional, to publicise the institution, its educational and scientific mission, as well as to keep memories and materialise the museum-individual bond on the skin.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.