Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3008
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarianeGonçalvesRodrigues.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMotta, Luiz Gonzaga Figueiredo-
dc.contributor.authorRodrigues, Mariane Gonçalves-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mariane Gonçalves. Humor e morte no Twitter: análise da narrativa do perfil @RealMorte na rede social. 2011. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.en
dc.description.abstractO trabalho analisa um fenômeno inerente à arte: a sua reinvenção e adaptação. No caso da arte literária, mais especificamente da narrativa, percebe-se que ela colonizou novos espaços para se desenvolver. O ambiente da internet se destaca na sociedade contemporânea, mutável e heterogênea, parecendo o meio apropriado para abraçar a audácia dos autores. O Twitter, apenas uma das diversas redes sociais, é usado para fins pessoais, comerciais e também, artísticos. Na plataforma, humoristas amadores e profissionais, como o responsável pelo perfil da @RealMorte, que será analisado, aproveitam o espaço virtual para mostrarem seu trabalho. O publicitário paulistano que criou a Morte twitteira constrói uma narrativa sólida sob moldura diferente, com todos os elementos tradicionais do gênero, como personagem, narrador, cenário e tempo. O enredo traçado pela personagem merece, além da discussão narratológica, técnica, uma reflexão antropológica, já que traz um olhar peculiar sobre o fenômeno que encerra o ciclo vital. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe paper analizes a phenomenon inherent in art: the reinvention and adaptation. In the case of literary art, more specifically the story, we can realize that it gained a lot of new spaces to develop itself. The ambit of the Internet stands out in contemporary society, changeable and heterogeneous, and it seems to be the appropriate vehicle to embrace the audacity of the authors. Twitter, only one of several social networks, is used for personal, commercial and also artistic matters. On the platform, amateur and professional comedians, such as the runner of the profile @RealMorte, which will be analyzed, take advantage of the virtual space to showcase their work. Sao Paulo's publicist that created the profile talking about the death builds a solid narrative under different frame, with all the traditional elements of the genre such as character, narrator, setting and time. The plot outlined by the character deserves, including discussions of narratology, technic, an anthropological reflection, since it has a peculiar look on the phenomenon that ends the life cycle.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordHumorismoen
dc.subject.keywordRedes sociais on-lineen
dc.subject.keywordMorteen
dc.subject.keywordTabuen
dc.titleHumor e morte no Twitter : análise da narrativa do perfil @RealMorte na rede socialen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-27T23:56:53Z-
dc.date.available2012-02-27T23:56:53Z-
dc.date.issued2012-02-27T23:56:53Z-
dc.date.submitted2011-07-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3008-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons