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Título: A relação entre as TICs e a cibermuseologia : o estudo de caso da Exposição Leonardo Da Vinci - 500 anos de um gênio
Autor(es): Brito, Kátia Silene Souza de
Orientador(es): Magaldi, Monique Batista
Assunto: Cibermuseologia
Museus de arte
Museus virtuais
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 9-Mar-2022
Referência: BRITO, Kátia Silene Souza de. A relação entre as TICs e a cibermuseologia: o estudo de caso da Exposição Leonardo Da Vinci - 500 anos de um gênio. 2021. 232 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O desenvolvimento científico e tecnológico, das últimas décadas, marcou um período de transformações nas instituições museológicas e suas práticas. Novas possibilidades de acesso à informação são apresentadas à sociedade, através de processo de virtualização dos museus e dos acervos. O uso de instrumentos e suas possibilidades de ação modificaram a relação do sujeito/objeto, com a promoção de experiências interativas e ambientes imersivos. E atualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs e a Cibermuseologia, sendo essa última voltada ao campo da Museologia, têm apontado para reflexões contemporâneas sobre essas transformações que requerem estudos teóricos e práticos sobre os processos e as atividades museológicas. A partir dessas ponderações, a presente pesquisa objetivou analisar a relação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Cibermuseologia, a partir do estudo de caso da Exposição Leonardo Da Vinci - 500 anos de um Gênio. A investigação analisou a aplicação das TICs no espaço museal, como foram construídas as experiências interativas e imersivas; e o impacto sobre os interatores. Buscou-se, então, identificar quais as práticas e teorias que foram aplicadas na exposição escolhida como estudo de caso. A proposta metodológica é definida como descritiva, e teve como fundamento o levantamento bibliográfico e conceitual. A pesquisa de campo se baseou no método quantitativo e qualitativo, a partir do estudo de caso. Em que, foram coletadas informações que permitiram relacionar conceitos como TICs ao processo de aplicação das mesmas na Exposição imersiva Leonardo Da Vinci - 500 anos de um Gênio. Nesse estudo foram aplicados questionários, entrevistas, além da leitura de documentos expográficos, com a finalidade de contextualizar a presença das TICs nos museus contemporâneos. Concluiu-se que o MIS Experience é um exemplo das novas tendências que surgiram nas últimas décadas nos ambientes museológicos brasileiros, que permitiram a inserção de profissionais multimídias, modificando a relação do público com os objetos da exposição. Identificamos os elementos expográficos da mostra e os recursos aplicados que estimularam outros sentidos, além do visual tornando o interator um coautor. Observamos que a mostra em seus núcelos fez uso tanto do formato convencional expositivo, quanto de dispositivos tecnológicos como a Câmera Multiespectral e o sistema SENSORY4™. E foram essas características que o trabalho buscou compreender, através do estudo de aspectos da musealização, virtualidade e comunicação museológica desta subárea da Museologia que denominamos de Cibermuseologia.
Abstract: The scientific and technological development in recent decades has marked a period of transformation in museum institutions and their practices. New possibilities for accessing information are presented to society through the virtualization process of museums and collections. The use of instruments and their possibilities for action changed the subject/object relationship, promoting interactive experiences and immersive environments. And currently, Information and Communication Technologies - ICTs and Cybermuseology, the latter being focused on the field of Museology, have pointed to contemporary reflections on these transformations that require theoretical and practical studies on museological processes and activities. Based on these considerations, this research aimed to analyze the relationship between Information and Communication Technologies (ICTs) and Cybermuseology, based on the case study of the Leonardo Da Vinci Exhibition - 500 Years of a Genius. The investigation analyzed the application of ICTs in the museum space, how interactive and immersive experiences were constructed; and the impact on interactors. We sought, then, to identify which practices and theories were applied in the exhibition chosen as a case study. The methodological proposal is defined as descriptive, and was based on a bibliographic and conceptual survey. The field research was based on the quantitative and qualitative method, based on the case study. In which, information was collected that allowed relating concepts such as ICTs to the process of applying them in the immersive exhibition Leonardo Da Vinci - 500 Years of a Genius. In this study, questionnaires, interviews were applied, in addition to the reading of expographic documents, in order to contextualize the presence of ICTs in contemporary museums. It was concluded that MIS Experience is an example of the new trends that have emerged in recent decades in Brazilian museum environments, which allowed the insertion of multimedia professionals, modifying the relationship between the public and the objects in the exhibition. We identified the exhibition's expographic elements and the applied resources that stimulated other senses, in addition to the visual, making the interactor a co-author. We observed that the exhibition in its cores made use of both the conventional expository format, as well as technological devices such as the Multispectral Camera and the SENSORY4™ system. And it was these characteristics that the work sought to understand, through the study of aspects of musealization, virtuality and museological communication in this sub-area of museology that we call Cybermuseology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
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