Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaPereira_CarolineSilva_tcc.pdf753,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAguiar, Ludmilla Moura de Souza-
dc.contributor.authorPereira, Bruna Ribeiro de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Caroline Cabral Gomes e-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bruna Ribeiro de Melo; SILVA, Caroline Cabral Gomes e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma investigação, a partir de trabalhos já publicados, sobre os desafios do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC‟s) pelos professores do ensino superior no Brasil com a implementação do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa tem como objetivo identificar na literatura científica projetos e produções que tratam sobre os principais desafios enfrentados pelos professores, além das ferramentas tecnológicas utilizadas para a transmissão de conteúdo e a oferta de capacitação oferecida a eles pelas instituições de ensino superior (IES). O trabalho foi conduzido como uma pesquisa bibliográfica, a qual foi realizada com base em sites técnicos científicos e dados da literatura científica publicados durante 2020 e 2021. Os resultados obtidos foram analisados e avaliados de forma qualitativa visando caracterizar a prática docente. A conclusão mostrou que os professores precisam dominar as TIC‟s para aproximar o aluno do processo de ensino- aprendizagem. Assim, eles conseguem dinamizar as aulas e torná-las mais atraentes. Além disso, essas ferramentas tecnológicas se mostraram de difícil compreensão para os professores, visto que, em muitos casos, não houve capacitação suficiente. Além disso, a falta de acesso à internet e de recursos digitais para a transmissão do conhecimento foram dificuldades relatadas pelos docentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleTIC’s e ensino superior : os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T15:28:34Z-
dc.date.available2022-03-17T15:28:34Z-
dc.date.submitted2021-10-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30127-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents an investigation about the challenges higher education professors faced with the use of information and communication technologies (ICT) since the implementation of Emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic in Brazil. This research aims to identify projects and productions in the scientific literature that presents the main challenges faced by teachers, and the technological tools used by them to convey the subject of their courses, in addition to the offer of training and qualification made to them by the Higher Education Institutions (HEIs). The work was conducted as a bibliographical research, focused in technical/scientific websites and information from scientific literature published during 2020 and 2021. The results obtained were analyzed and evaluated in a qualitative manner in order to characterize the teaching practice. In conclusion, the results showed that teachers need to master ICT's to bring students closer to the teaching-learning process. Thus, managing to promote dynamic classes and make them more attractive. Furthermore, these technological tools proved to be difficult for teachers to understand, since, in many cases, there was not enough training or qualification. In addition, the lack of internet access and digital resources for the transmission of knowledge were difficulties reported by the professors.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.