Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariadasDoresAraujoGoncalves.pdf307,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios das mulheres empreendedoras da cidade de Natividade - TO
Autor(es): Gonçalves, Maria das Dores Araujo
Orientador(es): Santos, Eraldo Ricardo dos
Assunto: Empreendedorismo
Mulheres nas profissões
Mulheres - emprego
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 5-Mar-2012
Referência: GONÇALVES, Maria das Dores Araujo. Desafios das mulheres empreendedoras da cidade de Natividade - TO. 2011. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo explanar acerca dos desafios cotidianos encontrados pelas mulheres nativitanas ao conciliar o emprego com a família. Buscou-se, no primeiro momento, conceituar o termo empreendedorismo, caracterizar o sujeito empreendedor, discorrer acerca do empreendedorismo no Brasil, discutir a evolução da mulher dentro do mercado de trabalho, números e estatísticas que revelam desigualdades entre os gêneros que colocam a mulher numa posição menos favorecida que a do homem. Com o intuito de delimitar o espaço estudado, mostrou-se características históricas, sociais e econômicas da cidade de Natividade/TO e para a realização da pesquisa, vinte mulheres empreendedoras foram escolhidas aleatoriamente no município. Questionários com questões abertas e fechadas foram aplicados, levando em consideração as seguintes variáveis: faixa etária, nível de escolaridade, renda salarial e familiar, responsabilidade pelo sustento da família, cursos de capacitação para o negócio que se propuseram a tocar, tempo de serviço, dupla jornada de trabalho, dificuldades na conciliação emprego/família e perspectivas de empreendimento. A maioria delas tem um curso superior e contam com o apoio de um companheiro para o sustento da casa e cuidado com os filhos. Um dos maiores desafios enfrentados por elas é o fato de nem sempre terem com quem deixar os filhos. Não há no município uma estrutura suficiente para atender as mães que trabalham fora de casa, pois a única creche da cidade não comporta todas as crianças. Algumas mulheres chegaram a relatar que algumas vezes precisaram deixar os filhos aos cuidados de vizinha ou levou-os para o trabalho. As perspectivas de crescimento no empreendimento das mulheres nativitanas são visivelmente baixas quando se leva em consideração os cuidados com a família, devido ao baixo investimento em políticas públicas específicas que possam atendê-las. Além disso, quase todas elas cumprem dupla jornada de trabalho, ou seja, ainda se ocupam dos afazeres domésticos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons