Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EduardoAugustoContariniMoura_tcc.pdf984,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Auxílios emergenciais de combate à pandemia : avaliação dos impactos sobre a pobreza e a desigualdade no Brasil em 2020
Autor(es): Moura, Eduardo Augusto Contarini
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Auxílio emergencial
Desigualdade social
Indicadores sociais
Pobreza
Brasil - economia
Pandemia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Mar-2022
Referência: MOURA, Eduardo Augusto Contarini. Auxílios emergenciais de combate à pandemia: avaliação dos impactos sobre a pobreza e a desigualdade no Brasil em 2020. 2021. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os impactos dos auxílios emergenciais de combate a pandemia sobre os indicadores de pobreza e desigualdade no Brasil em 2020. Para isso foram utilizados dados da PNAD COVID19 para a estimação dos índices FGT de pobreza e do Índice de Gini de desigualdade de RDPC, assim como sua decomposição seguindo a metodologia proposta por Lerman e Yitzhaki (1985) e estimação dos efeitos parciais seguindo a metodologia utilizada em Souza et al (2019). Conclui-se que, apesar da grande recessão, os auxílios emergenciais reduziram a pobreza e a extrema pobreza com relação às linhas internacionais tanto em sua extensão, em até 3,6 e 4 p.p., respectivamente, como sua intensidade comparado ao observado 2019. Estima-se ainda que, quando ignorados os valores dos auxílios, a taxa de pobreza pudesse ser até 13,9 p.p. maior do que o observado. Com respeito à desigualdade, o efeito parcial dos auxílios na redução do coeficiente de Gini foi maior que 0,06, em relação a 2019, e de 0,026, quando os valores dos auxílios são ignorados.
Abstract: The following research assesses the impacts of cash transfer programs on poverty and inequality rates in Brazil during the coronavirus pandemic in 2020. To achieve such, it uses data from the National Household Survey (PNAD COVID19) to estimate FGT poverty indexes and the Gini Index of inequality, as well as its static decomposition introduced by Lerman and Yitzhaki (1985) and its partial dynamic effects. Amongst the main findings of the research are the reduction of poverty and extreme poverty rates by 3.6 and 4 percentual points, respectively, in comparison with 2019. When the income transfers are ignored, the poverty rate found is 13.9 percentual points higher. The estimated partial effects in inequality show a 0.06 reduction in the observed Gini coefficient and a 0.026 reduction when the income transfers are ignored.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.