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dc.contributor.advisorDullius, Jane-
dc.contributor.authorMartins, Anderson de Faria-
dc.identifier.citationMARTINS, Anderson de Farias. Diabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casos. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Atualmente, tem se tornado cada vez mais frequente casos de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e por serem mais comuns em crianças e adolescentes, despertam uma grande preocupação para os pais a respeito do controle e manejo da doença, principalmente na escola onde o estudante passa grande parte do dia precisando lidar com várias situações e implicações. Objetivo: Identificar necessidades relatadas por escolares com DM1 (já adultos ou ainda frequentando) e pais de escolares com DM1 a respeito das principais demandas da escola em estar preparada para atender melhor crianças e adolescentes com DM1. Metodologia: Foi aplicado um formulário online a uma amostra de conveniência que se interessou e dispôs a dar indicações a respeito das principais necessidades da escola em saber lidar com alunos portadores da condição, responderam 55 pessoas, entre pais de estudantes, os próprios estudantes e adultos diagnosticados desde o período escolar. As variáveis foram identificadas e apresentadas sendo comparadas com a literatura. Resultados e discussão: Nota-se que referem um grande despreparo por parte da escola acerca de diversos assuntos pertinentes ao DM, como informações e conhecimentos a respeito da condição, questões de hiperglicemia e hipoglicemia, insulina, alimentação, inclusão social e prática de atividade física nas aulas de educação física. Considerações finais: A falta de conhecimento dos profissionais da escola a respeito de DM pode colocar em risco os alunos portadores da doença, é de suma importância que ocorra uma preparação com os profissionais escolares e que a escola possa ter uma boa estrutura oferecendo um ambiente seguro aos alunos com DM, implementando a educação em saúde, onde a educação física tem papel fundamental interferindo decisivamente na vida dos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiabetespt_BR
dc.subject.keywordDiabetes em adolescentespt_BR
dc.subject.keywordAtividade físicapt_BR
dc.subject.keywordDiabetes em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.titleDiabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T14:31:14Z-
dc.date.available2022-03-22T14:31:14Z-
dc.date.submitted2021-10-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30183-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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