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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorMontenegro, Carolina Silva-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Carolina Silva. O desenvolvimento e a autonomia na infância na perspectiva da pedagogia Montessori. 2022. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractMaria Montessori afirma que a verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação. Entender a autonomia e como ela pode ser desenvolvida no contexto escolar é um dos frutos dos trabalhos e pesquisas desta educadora. A autonomia deve ser considerada como aprendizagem fundamental para o desenvolvimento infantil. É através dela que as ações da criança se tornam responsáveis, reflexivas e maduras. Buscando refletir sobre este arcabouço de ideias, foi realizada uma pesquisa de literatura específica sobre a pedagogia Montessori, e em artigos sobre sua metodologia, investigando as concepções e práticas da autonomia da criança na educação infantil. A partir da metodologia com base em uma revisão de literatura, o trabalho teórico aqui presente, busca compreender a importância do desenvolvimento da criança a partir de uma pedagogia de liberdade com limites, desenvolvendo análises sobre os seus pressupostos teóricos e metodológicos, considerando os ambientes onde a criança está inserida. Em conjunto a isso, é caracterizado como se dá a comunicação pedagógica com crianças de três a seis anos, enfatizando a função do “erro” na construção da autonomia, além de identificar na rotina escolar, quais as atividades que permitem que a criança realize tarefas por si mesma. Desta forma, o objeto desta monografia foi demonstrar que o desenvolvimento da autonomia também deve ser considerado como parte fundamental da aprendizagem das crianças e também de seu desenvolvimento. Pois, é a partir dela que o ser humano, em sua liberdade e totalidade, participa de seu meio de maneira mais efetiva, consciente de si, de suas escolhas, de suas ações, e de novas possibilidades, que o pensar com autonomia possibilitam.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleO desenvolvimento e a autonomia na infância na perspectiva da pedagogia Montessoript_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T13:37:11Z-
dc.date.available2022-03-25T13:37:11Z-
dc.date.submitted2022-03-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30239-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Maria Montessori asserts the truthful education is the one that comes to the child to realize their freedom. To understand autonomy and how it can be developed in the school context is a single part of the work and research of this educator. Autonomy must be considered as fundamental learning to childhood development. It is through it that children become responsible, speculative and mature. Pursuing to think about this framework of ideias, a research was carried out on Montessori's specific literature and articles about her methodology, investigating the practical conceptions of childhood autonomy on child education. Starting from the methodology based in a literature revision, this teoric work pursuit to understand the importance of childhood development from a limited freedom pedagogy, developing analysis about the theoreticals and methodologicals assumptions from Montessori's pedagogy, considering the environments in which the child is inserted. Furthermore, the idea of limited communication with three to six years old children is characterized, emphasizing the "mistake" employment in the autonomy construction besides identificate in the schoolar routine which activities allows the children to realize tasks for their own. In this way, the object of this monograph was to show that the autonomy's development also must be considered as a fundamental part of children's learning process and their development, because is starting of it that human being, in his freedom and totality, make part of his environment more effectively, conscient about himself, his choices, his actions and new possibilities, what think with autonomy make possible.pt_BR
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