Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30257
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusValadaresPortella_tcc.pdf790,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O bullying no ambiente escolar
Autor(es): Portella, Matheus Valadares
Orientador(es): Feres Neto, Alfredo
Assunto: Bullying
Cyberbullying
Educação física escolar
Professores
Professores - atitudes
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: PORTELLA, Matheus Valadares. O bullying no ambiente escolar. 2021. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Na atualidade, tem se mostrado cada vez mais presente a ocorrência do Bullying no ambiente escolar, esse fato instaura uma grande preocupação em relação aos estudantes e seu desenvolvimento, além do processo de ensino-aprendizagem que também é afetado. A escola que deveria ser um ambiente receptivo e agregador aos estudantes passa a ser um local onde a violência é praticada, causando consequências tanto para os agressores quando para as vítimas da agressão. Tendo em vista esse contexto é importantíssimo que se entenda mais sobre o bullying, suas motivações, consequências e maneiras para combatê-lo. Objetivo: Realizar um mapeamento do bullying no ambiente escolar, a influência do bullying nos alunos nas aulas de Educação Física e buscar soluções para a questão do bullying. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura, foi feita uma pesquisa no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando dos seguintes marcadores: bullying, educação física escolar, professor, não utilizando nenhum operador booleano, totalizando 67 resultados. Aplicando os critérios de inclusão para todos os artigos, estão em português, espanhol e inglês em um período de 2016 a 2021, com isso foram localizados 37 resultados. Ao serem lidos todos os abstracts foram selecionados 6 artigos que se atrelam ao tema. Resultados e discussão: Ao analisar os 6 artigos nota-se quais são as consequências que o bullying pode gerar na vida dos estudantes, além de fatores motivadores dessa prática, propostas de solução e o papel dos professores. Considerações finais: A falta de preparo dos professores em respeito ao bullying é algo que chama atenção, além também da proporção que o bullying tem tomado em nossa sociedade, é comum vermos práticas de bullying não somente nas escolas, mas também em outros ambientes da sociedade, tal como o surgimento do cyberbullying, que é uma nova modalidade de bullying bastante popular devido ao uso das tecnologias. Por fim, nota-se a necessidade de se mudar esse cenário de bullying, com novas iniciativas e programas mais efetivos contra o bullying, e investindo em uma formação melhor para os professores lidarem com essas situações problema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.