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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Eduarda da Silva-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Eduarda da Silva. Autonomia da criança autista na educação infantil: a prática pedagógica em foco. 2021. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA seguinte monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso de Pedagogia na Universidade de Brasília no ano de 2021 teve como objetivo principal investigar o desenvolvimento da autonomia da criança autista no contexto das práticas pedagógicas da educação infantil. Com base nisso, através de observações realizadas da monitora junto ao corpo docente de um aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de 4 (quatro) anos de idade, vinculado à educação infantil em uma escola de rede privada situada no Distrito Federal, que possui o acompanhamento familiar e de seus educadores para o desenvolvimento de seus estímulos autônomos em sala de aula. Objetivando a buscar por resultados do mapeamento dos principais processos e/ou práticas pedagógicas da sala de aula de educação infantil, destacando as situações de autonomia, bem como a caracterização dos aspectos do desenvolvimento de uma criança autista de quatro anos de idade na educação infantil e propor princípios pedagógicos para trabalhar o desenvolvimento da autonomia da criança autista em sala de aula na educação infantil. Para validação da metodologia e dos objetivos propostos nesse trabalho, as observações do aluno ocorreram em um período de pouco mais de 8 (oito) meses. Sendo assim, pode-se obter como resultado a veracidade do levantamento das práticas pedagógicas voltadas para a autonomia de que há recursos (nem sempre financeiros) e disposição de professores, monitores e familiares para que haja entendimento da autonomia (dentro e fora da sala de aula), bem como, há incentivos para que ocorra melhora no desenvolvimento da criança com TEA no ambiente escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleAutonomia da criança autista na educação infantil : a prática pedagógica em focopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T14:29:54Z-
dc.date.available2022-03-29T14:29:54Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30259-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The following monograph presented as a final paper for a Pedagogy course at the University of Brasília in 2021 had as its main objective to investigate the development of autistic child autonomy in the context of pedagogical practices in early childhood education. Based on this, through observations made by the monitor with the faculty of a student with ASD (Autistic Spectrum Disorder) aged 4 (four) years old, linked to early childhood education in a private school located in the Federal District, whose it has the support of the family and its educators for the development of their autonomous stimuli within the classroom. Aiming to search for results of the mapping of the main processes and/or pedagogical practices in the early childhood education classroom, highlighting the situations of autonomy, as well as the characterization of aspects of the development of a four-year-old autistic child in early childhood education and to propose pedagogical principles to work on the development of autistic children's autonomy in the classroom in early childhood education. To validate the methodology and objectives proposed in this work, the student's observations took place over a period of just over 8 (eight) months. Therefore, the veracity of the survey of pedagogical practices aimed at autonomy can be obtained as a result of which there are resources (not always financial) and availability of teachers, monitors and family members so that there is an understanding of autonomy (inside and outside the classroom). class), as well as, there are incentives to improve the development of children with ASD in the school environment.pt_BR
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