Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MicheleNeivaDaSilva_tcc.pdf926,02 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorSilva, Michele Neiva da-
dc.identifier.citationSILVA, Michele Neiva da. O papel da literatura na educação infantil em tempos de pandemia: uma ferramenta de prática pedagógica. 2021. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se constitui em um estudo que tem como tema “O papel da Literatura na Educação Infantil em tempos de pandemia: uma ferramenta de prática pedagógica”. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a vivência com a Literatura Infantil participa no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, o trabalho busca verificar, identificar e compreender como as práticas pedagógicas de Literatura Infantil refletem na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Nesse sentido, foram propostos os objetivos específicos: a) verificar como os documentos legais contemplam a Literatura Infantil; b) perceber como as educadoras compreendem o valor das práticas pedagógicas que envolvem a Literatura Infantil no trabalho com a infância; c) identificar as práticas pedagógicas norteadas pela Literatura na Educação Infantil. Com esse contexto, a presente pesquisa foi realizada em tempos de pandemia e apoiou-se nos relatos de representações, concepções e crenças do instrumento de grupo focal e na realização da prática docente do estágio supervisionado, desenvolvido na turma do Jardim I, de um Centro Municipal de Educação Infantil de um município da RIDE-DF, do Estado de Goiás.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleO papel da literatura na educação infantil em tempos de pandemia : uma ferramenta de prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T14:33:00Z-
dc.date.available2022-03-29T14:33:00Z-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30260-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work is a study whose theme is "The role of Literature in Early Childhood Education in times of pandemic: a pedagogical practice tool". The general objective of the research is to understand how the experience with Children's Literature participates in the child's development. In this sense, the work seeks to verify, identify and understand how the pedagogical practices of Children's Literature reflect on the child's learning and development. In this sense, specific objectives were proposed: a) to verify how the legal documents include Children's Literature; b) understand how the educators understands the value of pedagogical practices that involve Children's Literature in working with childhood; c) identify the pedagogical practices guided by Literature in Early Childhood Education. With this context, the present research was supported by the reports of representations, conceptions and beliefs of the focus group instrument and in the realization of the teaching practice of the supervised internship, developed in the Jardim I class, of a Municipal Children’s Education Center in a municipality of RIDE-DF, in the State of Goiás.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.