Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Silva, Michele Neiva da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Michele Neiva da. O papel da literatura na educação infantil em tempos de pandemia: uma ferramenta de prática pedagógica. 2021. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se constitui em um estudo que tem como tema “O papel da
Literatura na Educação Infantil em tempos de pandemia: uma ferramenta de prática
pedagógica”. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a vivência com a
Literatura Infantil participa no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, o trabalho
busca verificar, identificar e compreender como as práticas pedagógicas de
Literatura Infantil refletem na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Nesse
sentido, foram propostos os objetivos específicos: a) verificar como os documentos
legais contemplam a Literatura Infantil; b) perceber como as educadoras
compreendem o valor das práticas pedagógicas que envolvem a Literatura Infantil no
trabalho com a infância; c) identificar as práticas pedagógicas norteadas pela
Literatura na Educação Infantil. Com esse contexto, a presente pesquisa foi
realizada em tempos de pandemia e apoiou-se nos relatos de representações,
concepções e crenças do instrumento de grupo focal e na realização da prática
docente do estágio supervisionado, desenvolvido na turma do Jardim I, de um
Centro Municipal de Educação Infantil de um município da RIDE-DF, do Estado de
Goiás. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | O papel da literatura na educação infantil em tempos de pandemia : uma ferramenta de prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T14:33:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T14:33:00Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30260 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is a study whose theme is "The role of Literature in Early Childhood
Education in times of pandemic: a pedagogical practice tool". The general objective
of the research is to understand how the experience with Children's Literature
participates in the child's development. In this sense, the work seeks to verify, identify
and understand how the pedagogical practices of Children's Literature reflect on the
child's learning and development. In this sense, specific objectives were proposed: a)
to verify how the legal documents include Children's Literature; b) understand how
the educators understands the value of pedagogical practices that involve Children's
Literature in working with childhood; c) identify the pedagogical practices guided by
Literature in Early Childhood Education. With this context, the present research was
supported by the reports of representations, conceptions and beliefs of the focus
group instrument and in the realization of the teaching practice of the supervised
internship, developed in the Jardim I class, of a Municipal Children’s Education
Center in a municipality of RIDE-DF, in the State of Goiás. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|