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Título: A temática indígena no ensino de Ciências da Natureza e a aplicação da Lei n° 11.645/08
Autor(es): Paula, Ana Luísa Oliveira de
Sousa, Imelda Martins de
Orientador(es): Ribeiro, Alice Melo
Coorientador(es): Silva, Joelma Rodrigues da
Assunto: Ensino médio
Cultura indígena
Ciências Naturais
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: PAULA, Ana Luísa Oliveira de; SOUSA, Imelda Martins de. A temática indígena no ensino de Ciências da Natureza e a aplicação da Lei n° 11.645/08. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A obrigatoriedade do ensino da temática História e Cultura Indígena na educação básica é previsto pela Lei nº 11.645/08. A análise quanto ao cumprimento desta lei é o principal objetivo deste trabalho, para isso, a metodologia se desenvolveu por meio de uma abordagem quali-quantitativa exploratória com o uso de questionário online como instrumento de pesquisa. Busca-se identificar os processos vivenciados no Ensino Médio por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), bem como suas opiniões sobre como deve ser o ensino da temática. As informações coletadas foram analisadas a partir do método de categorização emergente. A apreciação do estudo permite concluir a importância de uma educação intercultural e livre de preconceitos, possibilitando a valorização da cultura indígena e o cumprimento da lei em questão.
Abstract: The mandatory teaching of the Indigenous History and Culture thematic in basic education is provided for by Law number 11.645/08. The analysis of the compliance with this law is the main objective of this work, for this, the methodology was developed through an exploratory qualitative-quantitative approach with the use of an online questionnaire as a research instrument. It seeks to identify the processes experienced in high school by students at the University of Brasília (UnB), as well as their opinions about how the teaching of the thematic should be. The information collected was analyzed using the emergent categorization method. The appreciation of the study allows us to conclude the importance of an intercultural education free from prejudice, enabling the importance of indigenous culture and compliance with the law in question.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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