Título: | Compressão de nuvens de pontos : transposição do algoritmo silhouette 3d da linguagem MATLAB para a linguagem C++ |
Autor(es): | Albuquerque, Estevam Galvão |
Orientador(es): | Silva, Eduardo Peixoto Fernandes da |
Assunto: | Nuvem de pontos Imagens 3D |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 31-Mar-2022 |
Referência: | ALBUQUERQUE, Estevam Galvão. Compressão de nuvens de pontos: transposição do algoritmo silhouette 3d da linguagem MATLAB para a linguagem C++. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Point Clouds têm se revelado como uma das mais promissoras tecnologias para representação de conteúdo
3D dos últimos anos. Descritas por sua geometria e características adicionais, como cor ou refletância,
quando elevadas a um grande nível de detalhamento podem se tornar estruturas de manuseio e armazenamento custoso. O meio acadêmico têm alavancado esforços em desenvolver métodos de compressão para
essas estruturas visto a quantidade crescente de pesquisas a respeito desse assunto. Em 2020, o professor da Universidade de Brasília, Eduardo Peixoto, propôs uma técnica de compressão de geometria para
Point Clouds inspirado em algoritmos clássicos de compressão de imagens binárias. Implementado em um
ambiente experimental não ideal para esse nível de aplicação, o algoritmo ainda obteve resultado significativos, desempenhando melhor que modelos do estado-da-arte apresentados naquele ano. Dessa forma, com resultados estimulantes porém prejudicados por limitações técnicas em detrimento do ambiente optado, a migração do algoritmo proposto do ambiente MATLAB para a linguaguem de programação C++, atrelado a reestruturação do código, pretende incrementar o nível do projeto, a ponto de torná-lo competitivo. |
Abstract: | Point Clouds have proven to be one of the most promising technologies for 3D content representation in
recent years. Described by their geometry and additional features such as color or reflectance, when raised
to a high level of detail they can become structures of costly handling and storage. The academia has
put effort to develop compression methods for these structures since the growing amount of research on
this subject. In 2020, the professor at the University of Brasilia, Eduardo Peixoto, proposed a geometry
compression technique for Point Clouds inspired by classical binary image compression algorithms. Implemented in an experimental environment not ideal for this kind of application, the algorithm still obtained
significant results, performing better than the state-of-the-art models presented that year. So that, with stimulating results, however, hampered by technical limitations to the detriment of the chosen environment,
the migration of the proposed algorithm from the MATLAB environment to the C++ programming language, coupled with code restructuring, intends to increase the level of the project, to the point of making
it competitive. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.