Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IsabelaZaidanMouraoDeOliveira_tcc.pdf446,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto econômico-financeiro na Vale S.A. decorrente do rompimento da barragem em Brumadinho
Autor(es): Oliveira, Isabela Zaidan Mourão de
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Brumadinho (MG)
Vale S. A. (Mineradora)
Desastres naturais
Barragens
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: OLIVEIRA, Isabela Zaidan Mourão de. Análise do impacto econômico-financeiro na Vale S.A. decorrente do rompimento da barragem em Brumadinho. 2020. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar os impactos econômico-financeiros na empresa Vale S.A. em decorrência do desastre ambiental ocorrido em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro de 2019. Como metodologia, adotou-se a forma descritiva, por meio de pesquisa quantitativa. Os anos de 2014 a 2019 foram estabelecidos como o período de investigação. A análise foi realizada por meio dos resultados dos indicadores econômico-financeiros da empresa e, pela avaliação do comportamento da liquidez, endividamento e rentabilidade antes e depois do referido acidente. Os cálculos dos indicadores se deram através dos dados obtidos por meio das demonstrações contábeis. A amostra da média do setor, composta pelas empresas mineradoras CBMM, Samarco e Kinross, teve como propósito servir de parâmetro para verificar se o impacto foi em todo setor de mineração ou exclusivamente na Vale. Após a análise dos resultados obtidos, identificou-se que os indicadores econômico-financeiros da Vale foram afetados pelo acidente, destacando-se os indicadores de rentabilidade e os de endividamento. Os indicadores de rentabilidade apresentaram resultados negativos nos anos dos acidentes em Mariana e Brumadinho. Já os indicadores de endividamento, por sua vez, teve o indicador de participação de capitais de terceiros como o mais impactado. De acordo com o período de investigação, o ano de 2019 apresentou o segundo pior resultado da empresa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.