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Título: The burning monk : a sobrevivência da imagem gestual de Thich Quang Duc por meio das reproduções, incorporações e ressignificações artísticas
Autor(es): Silva, Amanda Vitória de
Orientador(es): Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Assunto: Protestos
Manifestação artística
Fotografia
Imagem fotográfica
Imagens - análise
Imagens, ilustrações, etc. como recursos de informação
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: SILVA, Amanda Vitória de. The burning monk : a sobrevivência da imagem gestual de Thich Quang Duc por meio das reproduções, incorporações e ressignificações artísticas. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Durante o governo repressivo de Ngo Dinh Diem no Vietnã, as pessoas budistas vietnamitas buscaram formas extremas e violentas de protestos para conquistar a atenção mundial e alcançar a liberdade de realizar seus ritos religiosos. A realização da prática inovadora de autoimolação como protesto político público foi uma dessas formas de protesto e ganhou ressonância internacional através das mídias de comunicação em âmbito mundial, ao ser fotografada pelo correspondente de guerra norte-americano Malcolm Browne. Desde então, o impacto visual da fotografia intitulada The Burning Monk continua a chocar o público e a circular por inúmeros meios e suportes de expressões, ganhando novos sentidos e significados. Por meio do método de revisão de literatura e da análise de três obras artísticas que transitaram nos Estados Unidos e outras representações, o presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar as maneiras pelas quais a circulação da imagem gestual de Thich Quang Duc em diferentes meios e suportes contribuiu para a sobrevivência daquele icônico retratado ato até os dias atuais.
Abstract: During Ngo Dinh Diem's repressive government in Vietnam, Vietnamese Buddhist people sought extreme and violent forms of protest to engage world attention and achieve freedom to perform their religious rituals. The innovative practice of self-immolation as a public political protest gained international resonance through the media worldwide when it was photographed by the American war correspondent Malcolm Browne. Since then, the visual impact of the photograph, entitled The Burning Monk, continues to shock the public and circulate through countless media and supports, gaining new senses and meanings. Through the method of literature review and the analysis of three artistic works that have transited in the United States and other representations, this paper aims to demonstrate the ways in which the dissemination of the gestural image of Thich Quang Duc in different media and supports contributed to the survival of that iconic portrayal act until the present day.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
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