Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VanessaLisboaBastos_tcc.pdf695,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ação pública para a proteção de defensoras e defensores dos direitos humanos no Brasil
Autor(es): Bastos, Vanessa Lisboa
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Direitos humanos
Agentes sociais
Violência
Políticas públicas de segurança
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: BASTOS, Vanessa Lisboa. Ação pública para a proteção de defensoras e defensores dos direitos humanos no Brasil. 2021. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa analisa como, por meio da sua dinâmica e instrumentos, ocorre a ação pública de proteção de defensoras(es) de Direitos Humanos no Brasil. Para tanto, apresentam-se os instrumentos normativos produzidos para proteger esses indivíduos e coletividades. Após, são expostas as mudanças ocorridas nesses dispositivos e as capacidades e efetividades de proteção aos beneficiários. Em seguida, situa-se a percepção dos atores sociais quanto a essas mudanças e os efeitos da ação pública para a proteção das(os) defensoras(es) de direitos humanos. A partir da análise documental e de entrevistas realizadas com atores sociais, os resultados revelam que a política está desenhada em uma complexa triangulação entre a União, os estados e Distrito Federal e a Sociedade Civil. Nota-se que as interações entre os atores da ação pública produzem efeitos protetivos. Contudo, o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Ambientalistas e Comunicadores, nos últimos cinco anos, tem sofrido uma série de contingenciamentos, implicando em variações na garantia de proteção à vida das(os) defensoras(es) e a de suas atividades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.