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Título: Desenvolvimento das práticas sociais e dos gêneros textuais por meio de metodologias ativas na sala de aulas
Autor(es): Alarcão, Estefany Santos de
Oliveira, Karine Caroline de
Orientador(es): Silva, Edna Cristina Muniz da
Assunto: Gêneros textuais
Livros didáticos
Gramática
Educação básica
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: ALARCÃO, Estefany Santos de; OLIVEIRA, Karine Caroline de. Desenvolvimento das práticas sociais e dos gêneros textuais por meio de metodologias ativas na sala de aulas. 2021. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho desenvolvido trata-se de uma análise das práticas sociais inseridas em um livro didático para trabalhar com os gêneros textuais e conteúdos gramaticais, usando a linguística textual nas salas de aula de Língua Portuguesa. Aborda também algumas propostas incentivadoras de reversão do ensino tradicional para a sala de aula ativa com novas metodologias. Ao observarmos durante a vivência nos estágios supervisionados e a trajetória acadêmica na licenciatura, notamos que os alunos da Educação Básica não desenvolvem as habilidades e competências necessárias orientadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no componente de Língua Portuguesa, como, por exemplo, interpretar, envolver-se em práticas de leitura e expandir sua produção textual. Refletimos, durante o estudo, que é possível uma ampliação desses conhecimentos com o uso de metodologias ativas, fazendo com que as práticas sociais estejam dentro da sala de aula com a mesma linguagem dos alunos, para expandir uma aproximação da escola com a vida real dos estudantes.
Abstract: In this article is an analysis of social practices inserted in a textbook to work with textual genres, using textual linguistics in Portuguese Language classrooms. It also discusses some encouraging proposals for reversing traditional teaching to the active classes with new methodologies. When observing during the experience in supervised internships and academic trajectory in the degree, we notice that Basic Education students do not develop the necessary skills and competences guided by the BNCC (Common National Curriculum Base) in the Portuguese Language component, such as, for example, interpreting, engaging in practices of reading and expanding their textual production. We reflected, during the study, that it is possible to expand this knowledge with the use of active methodologies, making social practices within the classes with the same language as the students to expand the school's approach to the real life of students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2021.
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