Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaVictoriaAlvesMamedio_tcc.pdf490,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Baco Exu do Blues e o sujeito cancional presente em “Bluesman”
Autor(es): Mamédio, Letícia Victoria Alves
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Cantores
Rap (Música)
Juventude
Periferia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 5-Abr-2022
Referência: MAMÉDIO, Letícia Victoria Alves. Baco Exu do Blues e o sujeito cancional presente em “Bluesman”. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O rap surge no Brasil na década de 70 e desde seu nascimento, propõe uma melhor qualidade de vida, principalmente da juventude negra e periférica brasileira. O presente trabalho busca apresentar um breve panorama do RAP nacional como base para o entendimento da relevância da obra “Bluesman” (2018) do cancionista Baco Exu do Blues, para ele mesmo enquanto sujeito politico, mas também para o coletivo negro que aponta como público alvo. Embasado por produções acadêmicas de mesma temática, os pressupostos cancionais do professor Luiz Tatit e as próprias declarações do bluesman baiano, pretende-se então apresentar reflexões e, identificar semelhanças e diferenças com as características mais marcantes do ritmo musical, assim como a relevância para o panorama cancional brasileiro.
Abstract: Rap emerged in Brazil in the 70s and since its birth it has proposed a better quality of life, specially for black and peripheral Brazilian youth. This paper aims to present a brief overview of the national RAP as a basis for understanding the relevance of the work "Bluesman" (2018) by the songwriter Baco Exu do Blues, from Bahia. His work was made for himself as a political subject, but also for the black community that he points to as an audience target. Based on academic productions on the same theme, Professor Luiz Tatit's song assumptions and the Bahian bluesman's own statements. As a result, this paper shows reflections and presents the similarities and differences of the most striking characteristics of the musical rhythm, as well as the relevance for the Brazilian song panorama.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.