Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaAlbuquerquePaiva_tcc.pdf301,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Armadilhas da tolerância no Al-Andalus : uma estratégia de autoridade no Apologeticum Adversus Elipandum
Autor(es): Paiva, Isabela Albuquerque
Orientador(es): Rust, Leandro Duarte
Assunto: Religião e problemas sociais
Religião
Idade Média
Judeus
Cristianismo
Data de publicação: 7-Abr-2022
Referência: PAIVA, Isabela Albuquerque. Armadilhas da tolerância no Al-Andalus : uma estratégia de autoridade no Apologeticum Adversus Elipandum. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A tolerância religiosa no Al-Andalus tem sido tratada na historiografia como um problema central para compreender as relações que se estabeleceram entre muçulmanos, cristãos e judeus. Muitos historiadores têm divido opiniões sobre o AlAndalus ter sido um lugar de tolerância e convivência. A proposta do presente artigo consiste em analisar possibilidades do uso do termo tolerância neste contexto. Para isso, faremos a análise da fonte Apologeticum Adversus Elipandum, texto acusatório escrito por Beato de Liébana contra Elipando de Toledo. Nele, o autor protagoniza uma disputa dogmática cristã na Hispania do século VIII, então Emirado de Córdova. Dados os indícios da fonte, buscaremos observar em que medida é viável o uso do termo, e como ela se relaciona com a historiografia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.