Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LuisaSardaSampaio_tcc.pdf815,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comércio exterior da região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal e entorno (RIDE-DF) : desafios e oportunidades com a Covid-19
Autor(es): Sampaio, Luísa Sardá
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Comércio exterior
Pandemia
Relações econômicas internacionais
Data de apresentação: 11-Nov-2020
Data de publicação: 12-Abr-2022
Referência: SAMPAIO, Luísa Sardá. Comércio exterior da região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal e entorno (RIDE-DF): desafios e oportunidades com a Covid-19. 2020. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A política de comércio exterior, desde a metade do século XIX, tem sido vinculada ao desenvolvimento econômico de países e regiões. No final dos anos 90, houve a constituição da RIDE-DF tendo em vista o desenvolvimento dos municípios integrantes. Percebe-se então a necessidade de estudos a respeito do comércio exterior da mesma, além de verificar os impactos da crise sanitária daCovid-19em suas relações comerciais exteriores. Desta maneira, o objetivo da presente pesquisa é obter a caracterização do comércio internacional da RIDE-DFe identificar os desafios e oportunidades oriundos da crise da Covid-19. Para isto, foi analisado o triênio 2017-2019 e, posteriormente, fez-se a comparação do primeiro semestre do triênio 2017-2019 com o primeiro semestre de 2020. Como método de pesquisa, foram calculados o Coeficiente de Abertura (CA), o Índice de Concentração por Produto (ICP), o Índice de Concentração por Países de Destino (ICD), o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), o Índice Simétrico de Vantagem Comparativa Revelada (VCS) e o Índice de Comércio Intra-indústria (ICI). Os dados foram coletados nos portais Comex Stat, IBGE e IPEADATA. Como resultado, constatou-se que a RIDE-DF é caracterizada pela exportação de commodities, sendo a soja, mesmo triturada e ferro-ligas os principais produtos exportados. Outrossim, sob o viés econômico, no curto prazo, o advento da Covid proporcionou oportunidades ao comércio exterior da região, tendo em vista a expansão de suas exportações e importações, bem como a configuração de superávit em sua balança comercial no primeiro semestre de 2020. Entretanto, as pautas de produtos exportados e de países de destino se apresentaram de forma mais concentrada, ou seja, menos diversificadas. O comércio exterior da região manteve o caráter interindustrial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.