Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30426
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MatheusLuanFrozGomes_tcc.pdf458,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidenciação contábil de clubes de futebol : análise sobre a aderência dos clubes à ITG 2003 (R1)
Autor(es): Gomes, Matheus Luan Fróz
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Demonstrações contábeis
Clubes de futebol
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 13-Abr-2022
Referência: GOMES, Matheus Luan Fróz. Evidenciação contábil de clubes de futebol: análise sobre a aderência dos clubes à ITG 2003 (R1). 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Além de ser uma paixão nacional e símbolo da cultura brasileira, o futebol vem se consolidando como um grande negócio na economia nacional, o que é perceptível pelas cifras milionárias movimentadas por esta atividade. Como consequência deste processo, o interesse sobre a situação financeira dos clubes de futebol vem crescendo, sendo necessária a padronização das demonstrações contábeis destas entidades para que haja comparabilidade entre os demonstrativos. Atualmente, a norma que busca promover esta padronização é a NBC ITG 2003 (R1). A pesquisa teve como objetivo determinar o nível de aderência dos clubes de futebol brasileiros da série A aos preceitos da ITG 2003 (R1) no ano de 2018 e verificar possíveis fatores a ele relacionados. Para alcançar o objetivo, foi aplicado o checklist elaborado por Souza et al. (2015)às demonstrações contábeis referentes ao exercício de 2018 de cada um dos vinte clubes da amostra, conferindo item a item se a norma foi ou não atendida, seguido de testes de hipóteses para verificar se houve relação significativa entre o nível de aderência dos clubes e os seguintes fatores: receita, investimento, desempenho esportivo e endividamento. Os resultados indicam que os clubes atenderam, em média, a 60,13% dos itens exigidos pela ITG 2003 (R1), nível bem inferior ao desejável. Os testes de hipóteses indicam que o nível de aderência à norma está positivamente relacionado ao volume de receitas e ao desempenho esportivo do clube, enquanto não observou-se relação significativa do nível de aderência com o volume de investimentos e com o endividamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.