Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RaphaelDeAraujoBispoBizarria_tcc.pdf231,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrutura de capital das empresas do agronegócio
Autor(es): Bizarria, Raphael de Araújo Bispo
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Empresas rurais
Agronegócios
Empresas - estrutura de capital
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 13-Abr-2022
Referência: BIZARRIA, Raphael de Araújo Bispo. Estrutura de capital das empresas do agronegócio. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Neste estudo, foi desenvolvido uma abordagem quantitativa com o uso de regressões múltiplas relacionando o nível de endividamento às variáveis que retratam a rentabilidade, o desempenho e o tamanho da empresa. Foi utilizada uma amostra de 10 das maiores empresasbrasileiras do agronegócio brasileiro cobrindo o período de 2010 a 2019. As evidências derivadas do modelo de análise, apuradas separadamente para o uso de capital de terceiros, de curto e de longo prazo, exibem algumas diferenças significativa em relação à outros estudos realizados no país, e são sugestivos de imperfeições de mercado e de comportamento caracterizado pelo animal spirits dos empresários. Com relação a nossa variável explicativa rentabilidade, a hipótese de relação negativa entre ela e o uso de dívida não foi confirmada totalmente, sendo apenas no curto prazo que o resultado obtido foi distinto. Quanto ao desempenho, o resultado não foi conclusivo, o resultado esperado era positivo em consonância com as formulações keynesianas sobre o comportamento do investimento, porém tivemos altos coeficientes de probabilidade de significância. E quanto ao tamanho da empresa, os resultados não foram conclusivos, mas foram interessantes, principalmente no longo prazo, onde obtivemos um coeficiente positivo concluindo que as maiores empresas usam mais capital de terceiros de longo prazo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.