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Título: O último Sassânida? a narrativa do Jiu Tang Shu sobre o fim de um império persa
Autor(es): Oliveira, Samantha Alves de
Orientador(es): Rust, Leandro Duarte
Assunto: Império Sassânida
Historiografia
China
China - política e governo
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 19-Abr-2022
Referência: OLIVEIRA, Samantha Alves de. O último Sassânida? a narrativa do Jiu Tang Shu sobre o fim de um império persa. 2021. 60 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Durante o século VII, o continente asiático assistiu à ascensão do Império Tang na China e sua expansão territorial sobre a Ásia Central, ao mesmo tempo em que, a oeste, o Império Sassânida sucumbia às invasões árabes sobre o seu território. Os destinos das duas potências se encontraram em meados do século, quando o príncipe Peroz, filho do último imperador sassânida Yazdgerd III, pediu auxílio militar contra os muçulmanos ao Imperador Tang Gaozong, que acabara de expandir sua esfera de influência sobre o Irã Oriental. Sabemos destes acontecimentos graças à narrativa chinesa sobre o fim do Império Sassânida presente no Jiu Tang Shu, a primeira Zhengshi da Dinastia Tang, compilada entre 940 e 945, durante a Dinastia Jin Posterior. Este trabalho tem por objetivo analisar essa narrativa, para entender qual imagem de Peroz e do Império Sassânida os compiladores buscaram construir, o que ela representava para os chineses, e como ela reflete o próprio contexto de produção do Jiu Tang Shu.
Abstract: During the 7th century, the Asian continent saw the rise of the Tang Empire in China and its territorial expansion over Central Asia, while the Sassanid Empire collapsed to the Arab invasions of its territory on the Iranian Plateau. The fates of these two powers met in the middle of the century, when Prince Peroz, son of the last Sasanian emperor Yazdgerd III, asked the Tang Emperor Gaozong, who had just expanded his sphere of influence over eastern Iran, for military aid against the Muslims. We know about these events thanks to the Chinese narrative about the end of the Sassanid Empire present in the Jiu Tang Shu, the first Zhengshi of the Tang Dynasty, compiled between 940 and 945, during the Later Jin Dynasty. This study aims to analyze that narrative, to understand what image of Peroz and the Sassanid Empire the compilers sought to construct, what it represented to the Chinese, and how it reflects the very context of Jiu Tang Shu production.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
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