Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VeronicaLemosDeOliveiraMaia_tcc.pdf11,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O baú da Maria Alice – tratamento de arquivo particular de família Lobo Leite Pereira para fins de doação
Autor(es): Maia, Verônica Lemos de Oliveira
Orientador(es): Pegoraro, Jonas Wilson
Assunto: Arquivos e arquivamento (Documentos)
Coleções pessoais
Conservação e restauração de documentos
Doação
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 20-Abr-2022
Referência: MAIA, Verônica Lemos de Oliveira. O baú da Maria Alice – tratamento de arquivo particular de família Lobo Leite Pereira para fins de doação. 41 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste artigo é abordar a experiência de higienização, identificação e catalogação para fins de doação à instituição pública, de documentos do arquivo familiar de descendentes do Engenheiro Francisco Lobo Leite Pereira, Chefe do prolongamento da então denominada Estrada Ferroviária Dom Pedro II, no município de Congonhas, Minas Gerais, inaugurada em 1886, cuja estação, assim como o distrito em que ela se encontra, foram batizados de Lobo Leite, em 1907. O corpo documental engloba elementos da esfera pública e privada da vida de indivíduos da família, principalmente referentes às questões de heranças e propriedades, mas também pessoais, contendo documentos textuais manuscritos e datilografados, fotografias, mapas e jornais dos séculos XVIII, XIX e XX que testemunham relações estabelecidas por indivíduos do clã que se constituiu no Brasil a partir de oficiais da administração colonial portuguesa, na Capitania de Minas Gerais. Considerando o corpo documental como um todo, mas principalmente os documentos textuais, busca-se demonstrar como o arquivo pode ser utilizado em uma possível investigação historiográfica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.