Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnaCarolineAlbuquerqueDeFariaGondijo_tcc.pdf3,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Divulgação científica e a veiculação de informações sobre a Covid-19
Autor(es): Gontijo, Ana Caroline Albuquerque de Faria
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Covid-19
Notícias falsas
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 25-Abr-2022
Referência: GONTIJO, Ana Caroline Albuquerque de Faria. Divulgação científica e a veiculação de informações sobre a Covid-19. 2020. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O ano de 2020 foi marcado na história com a chegada em nível mundial do novo vírus denominado Sars-Cov-2, também conhecido como Coronavírus. Pela sua alta taxa de transmissão, mortalidade e casos que precisam de internação, uma pandemia mundial se instalou, de forma a mudar bruscamente como vivíamos até então. Isolamento e distanciamento social, uso de álcool em gel, uso de máscaras, medicamentos sem prescrição, novas informações chegaram e ainda chegam a todo momento. Novas pesquisas e dados surgem em um período curto de tempo, e junto com eles, aparecem também as chamadas notícias falsas. Estas notícias, em sua maioria, confundem e geram insegurança para a população. A falta de cultura científica sobre assuntos relacionados à Ciência e a esse tipo de doença, ajuda na potencialização da insegurança e do medo nas pessoas. Além disso, prestam um desserviço a questões de saúde pública, politizando de forma irresponsável, assunto de grande relevância que envolve vidas humanas. A partir desnecenário, defendemos nesse trabalho a vulgarização científica como meio de conhecimento e democratização da Ciência, para que a população consiga, mesmo que minimamente, compreender e questionar informações que lhes chegam com bases científicas e comprovadas. Além disso, destacamos também a necessidade de um Ensino de Ciências voltado para a aprendizagem significante, e não apenas mecanizada, abrindo possibilidades para uma sociedade alfabetizada cientificamente, para que consiga de forma crítica, compreender notícias que circulam nas diversas mídias, construir pensamentos e tomar decisões.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.