Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EvelynRodriguesGaspareto_tcc.pdf5,18 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorGaspareto, Evelyn Rodrigues-
dc.identifier.citationGASPARETO, Evelyn Rodrigues. Estudo de casos e avaliação da aprendizagem: uma breve análise. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractÉ inegável que a avaliação da aprendizagem é uma prática necessária para acompanhar a evolução do educando incorporado ao sistema de ensino. Investigações relativas a essa temática ressaltam que nossas escolas, tanto públicas, quanto particulares, assim como os demais níveis de ensino praticam muito mais a verificação da aprendizagem –pautada na classificação e seleção dos educandos por meio de notas –, do que a avaliação da aprendizagem –subsidiada no sucesso do aprendizado do estudante e sustentada por instrumentos de coleta de dados pertinentes à garantia da qualidade desse aprendizado. Portanto, o fato gerador da nossa pesquisa foi a importância de pensar outros procedimentos avaliativos que se distanciem da verificação da aprendizagem e possibilitem analisar resultados mais significativos, a fim de refinar a qualidade e o grau de análise dessas aprendizagens. Nesse sentido, apresente pesquisa tem como objetivo principal analisar o uso do método de estudo de casos como procedimento alternativo para auxiliar a avaliação que se faz do processo de aprendizagem do educando. Considerando esse aspecto, elaboramos dois Casos nos quais constam situações-problema que relacionam conhecimentos científicos e realidade. A fim de apurarmos a relevância dessa proposta, os Casos foram avaliados por professores de Química, da Educação Básica ou de cursos de Licenciatura em Química, por intermédio de questionários, em função de uma mudança metodológica devido à pandemia de Covid-19, que nos impediu de acessar e acompanhar pessoalmente estudantes da educação básica e da educação superior em escolas e universidades do Distrito Federal. A partir das análises dos participantes dessa pesquisa, no que se refere ao uso do método de estudo de casos como procedimento avaliativo, podemos inferir que essa estratégia viabiliza uma interessante coleta de dados a respeito do desempenho dos educandos, todavia, os objetivos do professor e as concepções pedagógicas vinculadas à sua prática é o que determinam ou não o seu uso. Sendo assim, os dados dessa pesquisa fomentam uma possibilidade de uso do método de estudo de casos como procedimento avaliativo e suscitam uma reflexão aos educadores, no sentindo de ponderar a respeito dos diversos procedimentos avaliativos que dispõem e suas possibilidades e estratégias de uso no contexto escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - desempenho dos alunospt_BR
dc.titleEstudo de casos e avaliação da aprendizagem : uma breve análisept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T14:52:15Z-
dc.date.available2022-04-25T14:52:15Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30481-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.