Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FilipeKaueDaSilva_MairaFrancoNetto_tcc.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de gerenciamento de dados ambientais greenmetric como potencial diretriz da gestão ambiental da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Filipe Kaue Macedo da
Franco Netto, Maíra de Sampaio
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Meio ambiente
Gestão ambiental
Sustentabilidade
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: SILVA, Filipe Kaue Macedo da; FRANCO NETTO, Maíra de Sampaio. Modelo de gerenciamento de dados ambientais greenmetric como potencial diretriz da gestão ambiental da Universidade de Brasília. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O gerenciamento de dados contribui de forma substancial para que os dados coletados constituam uma vasta base de recursos informacionais, sobretudo aqueles ligados as áreas de pesquisa e ensino científico. O presente trabalho tem por objetivo fomentar a inserção da Universidade de Brasília no UI -GreenMetric Word University Rankings. Tendo em vista a necessidade de adaptação de alguns critérios, indicadores, bem como a necessidade de acompanhamento da evolução dos dados na perspectiva da melhoria da gestão ambiental da instituição de ensino. Para tanto, foi feito um material informativo a partir do cruzamento da metodologia 5W2H com os indicadores de sustentabilidade estabelecidos pelo UI -GreenMetric World University Ranking. A partir da discussão dos temas e conceitos tratados nos indicadores foi criado um modelo de gerenciamento de dados ambientais que propõe complementos no questionário do GreenMetric.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.