Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30508
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarianaDeOliveiraCardosoCunha_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perda de alimentos ao longo da cadeia agroalimentar e sua pegada hídrica : um estudo a partir do prato do brasileiro
Autor(es): Cunha, Mariana de Oliveira Cardoso
Orientador(es): Cechin, Andrei Domingues
Assunto: Irrigação agrícola
Alimentos - perdas e desperdícios
Consumo alimentar
Desperdício de alimentos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: CUNHA, Mariana de Oliveira Cardoso. Perda de alimentos ao longo da cadeia agroalimentar e sua pegada hídrica: um estudo a partir do prato do brasileiro. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Mesmo após uma década de declínio a fome no mundo está novamente em ascensão, sendo alavancada, principalmente, por conflitos e pelas mudanças climáticas, bem como pela perda e desperdício de alimentos. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Porém, cerca de 35% da produção agrícola do país é descartada anualmente. Os maiores valores de consumo de recursos hídricos no país estão associados às atividades de irrigação e abastecimento animal, correspondendo por mais de 70% do total. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo mensurar a pegada hídrica da perda de alimentos no Brasil, tendo como foco os três principais ingredientes da dieta do brasileiro: arroz, feijão e carne bovina. Um total de 3,4 milhões de toneladas de arroz; 0,86 milhão de feijão e 2,16 milhões de carne bovina no Brasil foram perdidos ao longo da cadeia de suprimentos no ano de 2018. Já as pegadas hídricas acumuladas das perdas totalizaram 5,17 Gm³ de água para o arroz; 3,34 Gm³ para o feijão e 41,86 Gm³ para a carne bovina. Os valores de perda de alimento e de pegada hídrica ao longo da cadeia são dimensionados neste trabalho, revelando a necessidade de ações de iniciativa privada, bem como de iniciativa pública para a diminuição dessas perdas. Os maiores índices de perda são observados nas etapas de produção e de consumo final para arroz e carne e para o feijão na etapa de processamento.
Abstract: Even after a decade of decline world hunger is on the rise again, being driven mainly by conflict and climate change, as well as food loss and waste. Brazil is one of the world's largest food producers. However, about 35% of the country's agricultural production is annually discarded. The highest consumption of water resources in the country is associated with irrigation and animal supply activities, accounting for over 70% of the total. Thus, this paper aims to measure the water footprint of food loss in Brazil, focusing on the three main ingredients of the Brazilian diet: rice, beans and beef. A total of 3.4 million tonnes of rice lost; 0.86 million beans and 2.16 million beef in Brazil were lost along the supply chain in 2018. Accumulated loss water footprints added5.17 Gm³ of water for rice; 3.34 Gm³ for beans and 41.86 Gm³ for beef. The values of food loss and water footprint along the chain are dimensioned in this work, revealing the need for private initiative as well as public initiative to reduce these losses. The highest loss rates are observed in the production and final consumption stages for rice and meat and beans in the processing stage.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.