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Título: Proposta de uma ferramenta para gerenciamento de risco em aeroportos localizados em meios urbanos
Autor(es): Orlando, Isabela Rega
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Coorientador(es): Alves, Luiz Augusto da Silva
Assunto: Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Gerenciamento de riscos
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 28-Abr-2022
Referência: ORLANDO, Isabela Rega. Proposta de uma ferramenta para gerenciamento de risco em aeroportos localizados em meios urbanos. 2020. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No início do desenvolvimento dos aeroportos, sua construção costumava ocorrer fora da área urbana, porém, conforme houve o crescimento das comunidades, houve também uma invasão das áreas próximas aos aeroportos. Dessa maneira, os aeroportos precisaram se adaptar à uma nova realidade de interações com o meio urbano, que incluem os ruídos produzidos pela sua operação, a qualidade do ar constantemente afetada, a segurança pública e o fornecimento de infraestrutura. Além disso, essa proximidade com as cidades proporcionou o surgimento de situações de risco específicas deste contexto. Nesta pesquisa, são estudados cinco eventos de risco considerados mais relevantes nas condições da interação aeroporto-cidade: colisão com aves, colisão com as construções do entorno, excursão de pista, emissão de luzes que podem confundir os pilotos durante o processo de pouso e decolagem na interpretação clara das luzes aeronáuticas e colisão com obstáculos móveis. A partir dessa seleção, é realizada uma pesquisa com especialistas da área de aviação utilizando o método Analytic Hierarchy Process (AHP) como objetivo de classificar os eventos baseado em seu nível de importância relativa. Em seguida, por meio desses resultados, é proposto um modelo para realizar o gerenciamento desses eventos de risco em aeroportos a partir da elaboração de um índice que mensura o Risco Calculado de cada um deles. Seu objetivo é quantificar o risco e informar o nível de tolerância de cada evento com base na classificação realizada pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). A partir da tolerabilidade obtida, faz-se necessário gerenciar os riscos encontrado se analisar as situações de perigo para que estas possam ser acompanhada se solucionadas de forma estratégica e definitiva sempre que possível. Por meio da pesquisa realizada, foi possível perceber que o método selecionado traz algumas complicações para o estudo, mas que produziu resultados satisfatórios dentro da proposta inicial. As respostas obtidas vieram majoritariamente de pilotos e permitiram a formação dos Riscos Calculados para cada evento, assim como a determinação do nível de tolerabilidade para seus resultados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
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