Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30535
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoVitorArantesAmaral_tcc.pdf419,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Abordagem sistêmica da implementação da trilha de longo curso caminho dos veadeiros
Autor(es): Amaral, João Vitor Arantes
Orientador(es): Gazoni, Jefferson Lorencini
Assunto: Turismo
Dinâmica de Sistemas
Desenvolvimento territorial sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Chapada dos Veadeiros (GO)
Trilhas ecológicas
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Abr-2022
Referência: AMARAL, João Vitor Arantes. Abordagem sistêmica da implementação da trilha de longo curso caminho dos veadeiros. 2021. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este artigo procura estabelecer através de uma abordagem sistêmica, a partir de Diagramas de Enlace Causal, quais seriam as principais variáveis relacionadas a implementação e estabelecimento da trilha de longo curso do Caminho dos Veadeiros. O objetivo é analisar as variáveis de causa e efeito sobre as principais variáveis relacionadas à implementação do Caminho dos Veadeiros possibilitando uma compreensão do todo. Os dados evidenciaram que o Caminho dos Veadeiros possui um grande potencial em estabelecer trilhas de longo curso ao longo do seu território e que há inúmeras formas de aumentar a demanda turística dessa atividade, mas para que seja possível um aumento de turistas sem que haja impacto ambiental é necessário a manutenção da qualidade ambiental através da fiscalização ambiental e da criação de novas unidades de conservação.
Abstract: This present article aims to establish, through a systemic approach, from Causal Link Diagrams, which would be the main variables related to the implementation and establishment of the long-distance trail of the Caminho dos Veadeiros. The goal is analyze the cause and effect variables of the main variables related to the Caminho dos Vedadeiros. The data showed that Caminho dos Veadeiros has great potential in establishing long-distance trails throughout its territory and that there are numerous ways to increase the tourist demand for this activity, but for an increase in tourists without any environmental impact, it is necessary the maintenance of environmental quality through environmental inspection and the creation of new conservation units.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.