Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30541
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LuizGustavoDantasGoncalves_tcc.pdf9,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aerofotogrametria aplicada ao acompanhamento de canteiro de obras
Autor(es): Gonçalves, Luiz Gustavo Dantas
Orientador(es): Silva, Lenildo Santos da
Coorientador(es): Silva Júnior, Eleudo Esteves de Araújo
Assunto: Construção civil
Drone
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 29-Abr-2022
Referência: GONÇALVES, Luiz Gustavo Dantas. Aerofotogrametria aplicada ao acompanhamento de canteiro de obras. 2020. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Indústria 4.0 é apontada como o caminho a ser seguido para melhorar a competitividade, diminuindo custos de produção e aumentando a produtividade. Nesse sentido, este conceito engloba as principais tecnologias disponíveis no mundo de forma a gerar uma produção automatizada e um maior nível de digitalização, além de ofertar produtos e serviços mais personalizados e com maior valor agregado para os consumidores. Desse modo, ouso dessas tecnologias aplicadas à engenharia civil, especificamente em canteiros de obras é um dos desafios para a gestão da construção. Trabalhos recentes relatam ouso de drones aplicados a atividades de inspeção e monitoramento de canteiro, despertando a atenção da indústria da construção. Este trabalho investigou de forma exploratória a utilização de drones, como ferramenta para inspeção visual em canteiros de canteiro de obras, visando identificar como essa tecnologia pode contribuir no apoio na tomada de decisão e melhoria de processos na construção. Para tal, o método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, conduzido por meio de uma metodologia de inspeção, incluindo as etapas de planejamento do voo, execução dos voos para aquisição de ativos visuais com drone, processamento dos dados e posterior análise, avaliando o desempenho do equipamento para inspeções visuais em canteiros. Como principais resultados, foi observado que a partir da implementação do método proposto é possível utilizar a tecnologia em diferentes fases da obra desde a avaliação inicial do terreno até o acompanhamento do progresso monitorando o canteiro, obtendo melhorias nas etapas de planejamento (viabilidade econômica, orçamento e layout de canteiro) e execução (acompanhamento visual do progresso da obra, identificação de problemas logísticos e segurança no canteiro).Além disso a ferramenta apresenta inovações se compara a metodologias tradicionais de acompanhamento da obra e levantamentos topográficos, devido aos modelos que podem ser gerados a partir das imagens. Dentre os principais desafios para uso da tecnologia, destacam-se os fatores meteorológicos e as características do projeto que será analisado, sobretudo a sua localização. A contribuição principal deste trabalho está relacionada ao desenvolvimento e suporte de um conjunto de procedimentos e diretrizes para coletar, processar e analisar os ativos visuais coletados com drone, a fim de identificar o impacto e valor agregado do fluxo de informações proporcionado pela adoção de tais tecnologias para o monitoramento do canteiro de obras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.