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dc.contributor.advisorZanchetta, Fábio-
dc.contributor.authorGonçalves, Thales Rodrigues-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Thales Rodrigues. Análise comparativa de composições de custo para obras de manutenção de pavimentos flexíveis. 2020. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs vias pavimentadas deterioram-se com o passar do tempo, seja por ação das cargas do tráfego, seja por ação das intempéries. Num país, como o Brasil, em que o transporte rodoviário é predominante, pressupõe-se que os gastos com a manutenção de pavimentos sejam parte significativa do orçamento para obras de infraestrutura. Para execução dessas obras, a administração pública necessita de referenciais de preço para balizar a escolha de empresas que prestarão esses serviços com recursos provenientes da União e/ou dos Estados. O objetivo desse trabalho é analisar comparativamente, a partir de dois referenciais de custos distintos e uma mesma proposta de intervenção (atividade de Reconstrução de Pavimento, uma das propostas de Manutenção e Reabilitação –M&R), os índices da construção civil de cada uma dessas bases e avaliar seu impacto no custo final da atividade M&Rescolhida. Serão utilizados para essa análise os sistemas SICRO, elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –DNIT, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas –FGV, e o SINAPI, mantido pela Caixa Econômica Federal, quanto às definições técnicas de engenharia e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística–IBGE, no que diz respeito à pesquisa de preços. A análise comparativa apontou as principais convergências e divergências com relação às composições de custos de fresagem de capa, transporte de materiais de 1ª/2ª categoria, demolição de pavimento flexível, brita graduada simples, imprimação, pintura de ligação e camada de rolamento. O impacto final no custo unitário mostra o comportamento conservador quanto aos preços do SINAPI em comparação ao SICRO.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPavimentação asfálticapt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura rodoviáriapt_BR
dc.titleAnálise comparativa de composições de custo para obras de manutenção de pavimentos flexíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T15:01:54Z-
dc.date.available2022-04-29T15:01:54Z-
dc.date.submitted2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30549-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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