Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BrenoRamiroRocha_tcc.pdf2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Roberto Ribeiro da-
dc.contributor.authorRocha, Breno Ramiro-
dc.identifier.citationROCHA, Breno Ramiro. Análise de textos presentes em um livro de divulgação científica visando o uso para fins didáticos: lacunas e potencialidade. 2020. 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA divulgação científica tem um papel importante na sociedade, contribuindo para que o conhecimento sobre a Ciência seja acessível a toda população. Então, para cumprir com seu objetivo, as informações a serem divulgadas precisam de um veículo para chegarem ao público, seja por meio da internet, jornais, revistas ou livros, entre outros. A utilização de textos de divulgação científica em sala de aula pode incentivar os estudantes a praticarem mais a leitura de textos científicos, contribuindo diretamente no interesse nas áreas de Ciências. Consequentemente, poderá melhorar o desempenho escolar. Tendo isto em mente, este trabalho busca analisar alguns textos presentes em um livro com foco em divulgação científica, ou seja, com uma linguagem simples e acessível ao público leigo. A análise é dada mediante alguns critérios descritos na literatura em relação ao conteúdo e a forma do texto, e também utilizando alguns critérios adicionais que são considerados importantes e necessários em um texto de divulgação científica. Assim, este trabalho busca uma possível utilização destes textos em sala de aula, observando se estes seriam possíveis geradores de obstáculos epistemológicos. Foram analisados cinco textos e, a partir da análise realizada, três deles puderam ser recomendados para uso em sala de aula. Já os outros dois, um se mostrou inviável para ser utilizado e, para utilizar o outro, é recomendado que seja feita uma adaptação do texto, devido a presença de problemas conceituais e analogias consideradas ruins.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise de textos presentes em um livro de divulgação científica visando o uso para fins didáticos : lacunas e potencialidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T13:18:26Z-
dc.date.available2022-05-04T13:18:26Z-
dc.date.submitted2020-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30580-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.