Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MilenaRochaSantos_tcc.pdf436,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão de estudante DPA no ensino superior : uma autonarrativa : reflexões e proposições
Autor(es): Santos, Milena Rocha
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Coorientador(es): Brandão, Ernesto Nunes
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Estudantes universitários - Química
Inclusão universitária
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 4-Mai-2022
Referência: SANTOS, Milena Rocha. Inclusão de estudante DPA no ensino superior: uma autonarrativa: reflexões e proposições. 2020. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho discute as narrativas de uma pessoa com DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo Central), as dificuldades de conseguir o seu espaço dentro da UnB (Universidade de Brasília) e as possibilidades de superar os obstáculos por ela encontrados mesmo que, para isso, ela precise reaprender a pensar de uma forma diferente para que consiga alcançar os almejados resultados que a Universidade, juntamente com os professores, impõe ao processo ensino aprendizagem. Diante dessa trajetória, nada pode definir melhor o que é ter DPA do que uma frase especial do cientista Isaac Newton: “Se consegui chegar tão longe é porque apoiei em braços de gigantes”. O caminho é muito árduo, mas a partir do momento em que eu me percebi como alguém diferente e que, para conseguir alcançar os meus objetivos, eu precisava acreditar em mim mesma, pois outros estudantes como eu acreditavam e precisavam de uma pessoa para ter uma representatividade. Então, hoje, quando surge a palavra inclusão é necessário acreditar que, mesmo através de um sistema de ensino seja na escola, seja na Universidade, é necessário transpor barreiras para se alcançar os objetivos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.