Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MilenaRochaSantos_tcc.pdf436,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGauche, Ricardo-
dc.contributor.authorSantos, Milena Rocha-
dc.identifier.citationSANTOS, Milena Rocha. Inclusão de estudante DPA no ensino superior: uma autonarrativa: reflexões e proposições. 2020. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute as narrativas de uma pessoa com DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo Central), as dificuldades de conseguir o seu espaço dentro da UnB (Universidade de Brasília) e as possibilidades de superar os obstáculos por ela encontrados mesmo que, para isso, ela precise reaprender a pensar de uma forma diferente para que consiga alcançar os almejados resultados que a Universidade, juntamente com os professores, impõe ao processo ensino aprendizagem. Diante dessa trajetória, nada pode definir melhor o que é ter DPA do que uma frase especial do cientista Isaac Newton: “Se consegui chegar tão longe é porque apoiei em braços de gigantes”. O caminho é muito árduo, mas a partir do momento em que eu me percebi como alguém diferente e que, para conseguir alcançar os meus objetivos, eu precisava acreditar em mim mesma, pois outros estudantes como eu acreditavam e precisavam de uma pessoa para ter uma representatividade. Então, hoje, quando surge a palavra inclusão é necessário acreditar que, mesmo através de um sistema de ensino seja na escola, seja na Universidade, é necessário transpor barreiras para se alcançar os objetivos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - estudantespt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Químicapt_BR
dc.subject.keywordInclusão universitáriapt_BR
dc.titleInclusão de estudante DPA no ensino superior : uma autonarrativa : reflexões e proposiçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T14:26:12Z-
dc.date.available2022-05-04T14:26:12Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30585-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBrandão, Ernesto Nunes-
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.