Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CatianeDosSantosDoNascimento_tcc.pdf987,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tradução de vídeo experimental de Química em libras : uma contribuição
Autor(es): Nascimento, Catiane dos Santos do
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Coorientador(es): Carvalho, Fabiana Alves de
Assunto: Inclusão escolar
Química - estudo e ensino
Surdos - educação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 5-Mai-2022
Referência: NASCIMENTO, Catiane dos Santos do. Tradução de vídeo experimental de Química em libras: uma contribuição. 2021. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a tradução, por meio da Língua Brasileira de Sinais, de vídeo com atividade experimental para ensino de Química Orgânica produzido no contexto de uma Escola Pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal durante a Pandemia da Covid-19. O recurso didático original não foi produzido na perspectiva de inclusão do estudante Surdo, apesar de apresentar legenda, e a abordagem teórica foi realizada com falas rápidas que dificilmente seriam compreendidas pelo estudante Surdo de maneira que possibilitasse relacionar conceito, teoria e fenômeno. Para realizar a gravação e edição do vídeo de interpretação por meio da Libras foram seguidas as orientações para edição indicadas na dissertação e proposição didática de um Mestrado Profissional, uma Tese e de um Guia para produções audiovisuais acessíveis, que são necessárias para que o material produzido atenda às necessidades do estudante Surdo usuário de Libras. Durante o processo de adaptação deste recurso didático, foi possível compreender o quão importante são as orientações, pois pequenos detalhes podem desviar a atenção do estudante Surdo e assim atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem. Na ocasião da produção do recurso didático, o professor não tinha em suas turmas estudantes Surdos, o que influenciou na falta da adequação de interpretação no recurso didático. Tendo em vista a necessidade da gravação de vídeos para a plataforma Escola em Casa DF para o período das aulas as síncronas se a busca dos professores por aulas que estimulem a aprendizagem dos estudantes Surdos de forma presencial em sala de aula, entendemos que a utilização do vídeo com a janela de Libras na experimentação permite a aquisição e construção de novos significados na educação de Surdos. A utilização de recursos didáticos adaptados e/ou adequados desperta o interesse dos estudantes Surdos e auxilia o professor a ancorar o saber abstrato e concreto. A inclusão da janela de Libras culmina no estímulo ao sentimento de pertencimento dos estudantes Surdos ao contexto escolar, assim promovendo uma educação inclusiva.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.