Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiordanoMateusBezerraMelo_tcc.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Síntese e caracterização de um novo complexo organoestânico (IV) a partir de uma hidrazona
Autor(es): Melo, Giordano Mateus Bezerra
Orientador(es): Gatto, Cláudia Cristina
Assunto: Fármacos
Química bioinorgânica
Compostos organometálicos
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 5-Mai-2022
Referência: MELO, Giordano Mateus Bezerra. Síntese e caracterização de um novo complexo organoestânico (IV) a partir de uma hidrazona. 2020. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As Hidrazonas são compostos orgânicos que fazem parte das bases de Schiff, e tais moléculas apresentam notória flexibilidade molecular e sítios doadores que possibilitam coordenações com outros átomos, e as tornam de alta relevância na química de coordenação. Visto isso, esse trabalho é pautado na síntese e caracterização de um complexo inédito de Estanho com um ligante de Hidrazona, o [Sn(apbh)Me2Cl]. Esse complexo teve sua estrutura elucidada, principalmente pela técnica de Difração de raios X, que por meio do refinamento dos dados obtidos, permitiu a obtenção de informações acerca da estrutura interna de seu monocristal. Além disso, a estrutura foi submetida a análise de absorção molecular por meio de Espectroscopia de Absorção Molecular na região do Infravermelho, verificando seu perfil vibracional, e também seu comportamento eletrônico por Espectroscopia Eletrônica de absorção na região do Ultravioleta-Visível. A Superfície de Hirshfeld foi utilizada para verificar as interações intermoleculares e intramoleculares estabelecidas pelo complexo, de modo que uma maior compreensão acerca do comportamento da estrutura molecular fosse possível. A elucidação do complexo sintetizado foi complementado pela análise de composição elementar, de modo que, as percentagens de Carbono, Hidrogênio e Nitrogênio fossem conhecidas. Foi portanto, obtido monocristais do complexo organoestânico (IV), cuja estrutura interna é composta de uma conformação espacial do tipo Pirâmide de base quadrada distorcida. Essa geometria obtida pelo complexo, foi compatível com a tendência observada por meio do parâmetro de Addison, uma forma teórica de previsão geométrica para complexos. Quando observada do ponto de vista das interações intermoleculares, esse complexo demonstrou ter uma pseudo geometria de Bipirâmide Pentagonal. Além dessa forma de interação, pela estrutura do ligante envolver uma hidrazona que contém uma piridina, a estrutura do complexo torna possível interações intramoleculares, que corroboram para a pseudo geometria relatada. A estrutura molecular do complexo também apresentou valores de ângulos e comprimentos de ligações que comprovam o modo de complexação já relatado em outros estudos relacionados a complexos que envolvem ligantes Hidrazonas e sais de Estanho, bem como as informações observadas pelas técnicas de espectroscopia e ressonância magnética nuclear de1H, atestando assim, que a complexação ocorre através de um processo de desprotonação e enolização, de modo que a coordenação se tornasse um evento possível.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.