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Título: A formação inicial de professores pela extensão universitária : a experiência dos círculos formativos com professores iniciantes / ingressantes
Autor(es): Campos, Gabriel Torres Arrais Fernandes
Orientador(es): Costa, Ana Sheila Fernandes
Assunto: Professores - formação
Extensão universitária
Data de apresentação: 16-Dez-2019
Data de publicação: 5-Mai-2022
Referência: CAMPOS, Gabriel Torres Arrais Fernandes. A formação inicial de professores pela extensão universitária: a experiência dos círculos formativos com professores iniciantes / ingressantes. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho surgiu de inquietações durante a realização do projeto de extensão Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos, que levaram ao estudo da formação inicial de professores associada a extensão universitária, que se principia a partir do problema: Quais as possibilidades e limites que o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” apresenta para a formação inicial de professores do curso de pedagogia da Universidade de Brasília? Desse modo o objetivo deste estudo é compreender as possibilidades que o referido projeto apresenta para a formação inicial, dos acadêmicos de Pedagogia, numa perspectiva de extensão na visão processual-orgânica de Reis (1996), acadêmica de Jezine (2004) e de aprendizagem de Síveres (2008) que proporcione uma formação crítico-emancipadora (CURADOSILVA, 2011) e problematizadora (FREIRE, 2013). O trabalho traz a historicidade, os marcos legais e a evolução da concepção extensionistas no Brasil, apresenta o projeto de extensão, sua metodologia e contribuição para a formação inicial de professores, e por fim as experiências de um processo que um estudante de graduação durante o projeto no ano de 2018. A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica de extensão universitária (FREIRE, 1982; JEZINE, 2004; REIS, 1996; SÍVERES, 2008) de formação inicial/profissional atrelada a extensão (ALMEIDA E SÁ, 2013; GONZATTI ET AL, 2013; KOCHHANN, 2017, 2019; SÍVERES, 2013)e de perspectivas de formação (CURADO SILVA 2011; FREIRE, 1993, 2013), na análise de documentos oficiais sobre extensão, na observação participativa durante os encontros do projeto e por último o relato de experiência. O estudo conclui que a extensão tem papel fundamental para a formação de professores, e promove formação profissional e em outras áreas do desenvolvimento humano, como a retórica, oratória, entre outros e possibilita a (re)construção de novos conhecimentos.
Abstract: This study born from concerns during the realization of the extension project Formative Circles with Beginning/Newcomers Teachers, coordinated by the Study and Research Group on Teacher Training and Performance–GEPFAPE, that leaded to the study of teachers’ initial formation associated to academic extension, that begins from the question:What are the possibilities and the limits of the extension project “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes”presents to the teachers’ initial formationfrom the pedagogy course of Universidade de Brasília?By this way the objective of this study is to comprehend the possibilities that the referred project presents to the initial formationfrom the pedagogy course, on a perspective of extension on the view organic-procedural extensionfrom Reis (1996), academic by Jezine (2004), and of learning from Síveres (2008) that can provides emancipatory criticism (CURADO SILVA, 2011) and that problematizes (FREIRE, 2013). This paper brings the historicity, legal marcs and the evolution of extensionists concepts on Brazil, presents the extension project, its methodology and contribution to the teachers’ initial formation, at least it presents experiencesof a process livedby one student duringthe project over the year of 2018. The methodology consisted on bibliographic research about universitarian extension (FREIRE, 1982; JEZINE, 2004; REIS, 1996; SÍVERES, 2008) initial/professionalformationassociated to extension (ALMEIDA E SÁ, 2013; GONZATTI ET AL, 2013; KOCHHANN, 2017, 2019; SÍVERES, 2013) and perspectives of formation (CURADO SILVA 2011; FREIRE, 1993, 2013), on the analysisof official documents about extension, on the participative observation and lastly on a report of experience. This study concludes that the universitarian extension is primordial to teachers’ formation and promotes the professional formation and in otherpersonal development areas, as rhetoric, oratory, among others and enables the new knowledges (re)construction.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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