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Título: Traduções do conceito de saúde nos processos educativos em odontopediatria : uma revisão narrativa
Outros títulos: Translations of the concept of health and educational processes in pediatricdentistry : a narrative review
Autor(es): Lopes, Caroline Machado
Orientador(es): Biato, Emília Carvalho Leitão
Assunto: Educação em saúde
Crianças
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 9-Mai-2022
Referência: LOPES, Caroline Machado. Traduções do conceito de saúde nos processos educativos em odontopediatria: uma revisão narrativa. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Podemos encontrar, na literatura da área e nas práticas de atenção, não só uma, mas várias perspectivas do conceito de saúde e doença. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as diferentes traduções do conceito de saúde e doença, pelo olhar das crianças e os processos educativos envolvidos. A forma de busca do material foi nas bases de dados PUBMED e SciELO. As palavras chave utilizadas foram: “Educação em saúde’’,“conceito de saúde e doença”, “criança”, “comunicação em saúde”, “processos tradutórios em saúde.” Existem variáveis envolvidas que influenciam de maneira direta quando se conceitua os processos de saúde e doença, logo, existem várias traduções. O processo de tradução, entendido como criação e não como simples transposição, possibilita dizer sobre o conteúdo de forma pessoal, refletindo a individualidade de cada um, criando uma nova obra, a partir do texto original. Destacando os principais resultados, as respostas que foram mais recorrentes para as crianças em relação adefiniçãodessestermos,foramrelacionadasaboaalimentação,práticade exercícios físicos, contágio, decorrente ao contato com pessoas doentes e interação como meio ambiente. A identificação da perspectiva do paciente, em especial o pediátrico, sobre o conceito dos processos de saúde e doença, pode gerar programas de promoção de saúde mais efetivos ao público alvo, atendimento individualizado, autocuidado e ampliação da qualidade da comunicação em saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2021.
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