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Título: Conhecimento de estudantes de Odontologia sobre avulsão dentária : uma revisão sistemática e meta-análise
Outros títulos: Knowledge of dental students about tooth avulsion : a systematic review and meta-analysis
Autor(es): Souza, Dayane Silva de
Orientador(es): Rocha, Cristiane Tomaz
Coorientador(es): Massignan, Carla
Assunto: Traumatismo dentário
Avulsão dentária
Estudantes universitários - Odontologia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 9-Mai-2022
Referência: SOUZA, Dayane Silva de. Conhecimento de estudantes de Odontologia sobre avulsão dentária: uma revisão sistemática e meta-análise. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: O manejo inadequado do traumatismo dentário pode levar a sérias consequências a curto e a longo prazo na dentição, saúde geral e bem-estar psicossocial do paciente. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática é avaliar o conhecimento de estudantes de Odontologia sobre avulsão dentária. Materiais e Métodos: Uma busca foi realizada em 10 bases de dados eletrônicas, incluindo três da literatura cinzenta. Os estudos foram selecionados de forma independente por dois revisores de acordo com os critérios de elegibilidade. Estudos que envolvessem o conhecimento de estudantes de Odontologia sobre avulsão dentária foram incluídos. Uma proporção de acerto de até 25% foi considerado como conhecimento insuficiente, entre 26% e 50% foi considerado como razoável, entre 51 e 75% bom e entre 76 e 100% excelente. A qualidade metodológica foi avaliada com as ferramentas do Instituto Joanna Briggs (JBI) para estudos analíticos transversais e de intervenção (QUASI). Os estudos foram agrupados com base em questões específicas sobre a avulsão e tipo de estudo para a realização de meta-análises, utilizando o software JAMOVI (estudos de prevalência) e o REVMAN (estudos de intervenção). Resultados: Um total de 4.155 referências foi encontrado, sendo 21 estudos incluídos (17 transversais e 4 de intervenção). A avaliação da qualidade metodológica de alguns estudos observacionais mostrou que a maioria apresentava falhas e os de intervenção tiveram melhores avaliações. Pelas meta-análises realizadas, a avulsão foi corretamente definida em 79% dos casos (95% IC:0.61-0.98; p<0.001; I2=95.23%) Considerando somente o leite, bem como todas as soluções recomendadas pela IADT como meio de armazenamento, o conhecimento foi de 51% (95% IC:0.28-0.74; p<0.001; I2=99.53%) e de 63%, respectivamente (95% IC:0.46-0.79; p<0.001; I2=97.92%). Cerca de 48% dos estudantes sabiam como lavar (95% IC:0.37-0.59; p<0.001; I2=94.91%) e 57% como manusear o dente avulsionado (95% IC:0.33-0.80; p<0.001; I2=99.5%). O tempo adequado para o reimplante foi considerado em 53% dos casos (95% IC:0.33-0.73; p<0.001; I2=98.16%). Os estudantes tiveram conhecimento de 82% sobre a contra indicação de reimplante de dentes decíduos (95% IC:0.74-0.90; p<0.001; I2=88.55%).Para o tipo e tempo de contenção, o conhecimento foi de 46% (95% IC:0.18-0.74; p<0.001; I2=99.15%) e de 45% (95% IC:0.21-0.69; p<0.001; I2=98.73%), respectivamente. Após palestras educativas, o conhecimento dos estudantes sobre meio de estocagem de dentes avulsionados em leite melhorou (RR 0.12; 95% IC:0.02-0.79; p<0.03; I2=74%).Conclusão: O conhecimento dos estudantes sobre avulsão dentária foi excelente para definição de avulsão e contra indicação de reimplante de dentes decíduos, bom para meio de armazenamento, manuseio do dente avulsionado e tempo adequado para o reimplante. Porém, para lavagem do dente e condições para contenção, o conhecimento foi razoável.
Abstract: Introduction: The inadequate management of dental trauma can lead to serious short and long-term consequences on dentition, general health, and psychosocial well-being of the patient. Objective: The aim of this systematic review is to evaluate the knowledge of dentistry students about tooth avulsion.Materials and Methods: The search was performed in 10 databases, includingthree fromgray literature. Studies were independently selected by two reviewers according to eligibility criteria. Studies involving the knowledge of dentistry students about tooth avulsion were included. A hit rate of up to 50% was considered insufficient knowledge, between 51 and 70% reasonable, between 71 and 80% good and between 81 and 100% excelente. Methodologicalquality was assessed using the Joanna Briggs Institute (JBI) tools for cross-sectional analytical and intervention studies (QUASI). The studies were grouped based on specific questions about avulsion and type of study to perform meta-analyses, using the JAMOVI. The software (prevalence studies) and REVMAN (intervention studies). Results: A total of 4,155 references were found, with 21 studies included (17 cross-sectional and 4 intervention). The assessment of the methodological quality of some observational studies showed that most had flaws and the intervention ones had better ratings. By the meta-analyses performed, avulsion was correctly defined in 79% ofcases (95% CI:0.61-0.98; p<0.001; I2=95.23%). Considering only milk, as well as all solutions recommended by the IADT as a storage medium, knowledge was 51% (95% CI:0.28-0.74; p<0.001; I2=99.53%) and 63%, respectively (95% CI:0.46-0.79; p<0.001; I2=97.92%). About 48% of students knew how to wash (95% CI:0.37-0.59; p<0.001; I2=94.91%) and 57% how to handle avulsed teeth (95% CI:0.33-0.80; p<0.001; I2=99.5 %). Adequate time for reimplantation was considered in 53% of cases (95% CI:0.33-0.73; p<0.001; I2=98.16%).The students had knowledge of 82% about the contraindication of replantation of deciduous teeth (95% CI:0.74-0.90; p<0.001; I2=88.55%). For the type and time of retention, knowledge was 46% (95% CI: 0.18-0.74; p<0.001; I2=99.15%) and 45% (95% CI:0.21-0.69; p<0.001; I2=98.73%), respectively. After educational lectures, students' knowledge about the means of storing avulsed teeth in milk improved (RR 0.12; 95% IC:0.02-0.79; p<0.03; I2=74%).Conclusion: The students' knowledge about dental avulsion was excellent forthedefinition of avulsionandthe contraindication of replantation of primary teeth, good for means of storage,handling of the avulsed toothandadequate time for replantation. However, for tooth washing and splinting conditions, knowledge wasreasonable.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2021.
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