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dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorSantos, Débora Amanda Lopes-
dc.identifier.citationSANTOS, Débora Amanda Lopes. A organização do trabalho pedagógico e a coordenação no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades. 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre a organização do trabalho pedagógico na coordenação remota. A análise pautou-se em três eixos: trabalho pedagógico, coordenação pedagógica e ensino remoto. A pesquisa foi realizada em escola pública de ensino do Distrito Federal que atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos e instrumentos de levantamento de informações: o questionário, aplicado pelo Google Forms, para professores e coordenadoras da escola pesquisada, a observação das coordenações pedagógicas remotas setorizadas e coletivas, e a análise documental de documentos da SEEDF, como o PPP da escola, o Regimento Escolar (2019), Diretrizes e Portarias. A pesquisa tem como objetivo explorar os desafios e possibilidades para organização do trabalho pedagógico no espaço e tempo da coordenação pedagógica no contexto do ensino remoto. Para tanto, as análises se sustentam nas linhas teóricas de Fernandes (2007,2012), Libâneo (2018), Saviani (1999), Silva e Fernandes (2017), Veiga (1998), Villas Boas (2002, 2017), dentre outros. Os resultados do estudo indicaram, dentre outros aspectos, a valorização da função do coordenador pedagógico no ensino remoto; a importância de assegurar o trabalho coletivo e o espaço e tempo da coordenação pedagógica para um trabalho colaborativo;a necessidade de reorganização da prática pedagógica dos professores no ensino remoto e também para a necessidade de superar obstáculos como as desigualdades sociais e o trabalho fragmentado acentuados durante o ensino remoto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - educaçãopt_BR
dc.titleA organização do trabalho pedagógico e a coordenação no contexto do ensino remoto : desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T12:45:02Z-
dc.date.available2022-05-16T12:45:02Z-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30648-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The present study deals with the organization of pedagogical work in remote coordination. The analysis was based on three axes: pedagogical work, pedagogical coordination and remote teaching. The research was carried out in a public school in the Federal District that attends Early Childhood Education and Elementary School I. It is a qualitative research, having as procedures and instruments for gathering information: the questionnaire, applied by Google Forms, for teachers and coordinators of the researched school,the observation of remote sectored and collective pedagogical coordinations, and the documentary analysis of SEEDF documents, such as the school's PPP, the School Regulation (2019), Guidelines and Ordinances. The research aims to explore the challenges and possibilities for organizing pedagogical work in the space and time of pedagogical coordination in the context of remote teaching. Therefore, the analyzes are based on the theoretical lines of Fernandes (2007, 2012), Libâneo (2018), Saviani (1999), Silvaand Fernandes (2017), Veiga (1998), Villas Boas (2002, 2017), among others. . The results of the study indicated, among other aspects, the valorization of the role of the pedagogical coordinator in remote teaching; the importance of ensuring collective work and the space and time of pedagogical coordination for collaborative work; the need to reorganize the pedagogical practice of teachers in remote teaching and also the need to overcome obstacles such as social inequalities and fragmented work accentuatedduring remote teaching.pt_BR
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