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Título: A importância de aprender língua portuguesa pela comunidade surda : comunicação e empoderamento ou violência simbólica?
Autor(es): Carvalho, Gabriela Rodrigues
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Língua brasileira de sinais
Surdos - educação
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 10-Jan-2022
Data de publicação: 16-Mai-2022
Referência: CARVALHO, Gabriela Rodrigues. A importância de aprender língua portuguesa pela comunidade surda: comunicação e empoderamento ou violência simbólica?. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Essa pesquisa buscou investigar a importância do Português como segunda língua para os surdos, uma vez que esses já possuem a Libras como língua de interação, instrução, desenvolvimento e para fins científicos. Dessa forma, teve por objetivo compreender o papel das duas línguas na educação dos surdos e a relação entre elas durante o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental de uma escola bilíngue. A metodologia utilizada foi o da pesquisa qualitativa com base na observação de três turmas do ensino fundamental em diferentes anos. Para fundamentar a base teórica desta pesquisa analisou os dados obtidos com base nas teorias de Bourdieu sobre a economia das trocas linguísticas e os principais pesquisadores da área de Português como segunda língua para surdos. Com isso, foi possível perceber no contexto escolar ar e produção do Português como língua legítima, e o valor simbólico determinado para cada uma das línguas, visto que a Libras deve ser a base para o ensino da segunda língua para os surdos. Por isso, percebe-se a importância do currículo de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua e das aulas direcionadas às singularidades dos sujeitos surdos para o aprendizado da língua oral.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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