Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3065
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlecioRodriguesNunes.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Wildson Luiz Pereira dos-
dc.contributor.authorNunes, Alécio Rodrigues-
dc.identifier.citationNUNES, Alécio Rodrigues. O tema agrotóxico no ensino médio: proposta de um texto didático. 2011. 46 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.en
dc.description.abstractNos dias de hoje o consumismo desenfreado vem aumentando e como conseqüência começam a aparecer vários problemas. A dinâmica capitalista cada vez mais exige essa postura das pessoas, que são guiadas pelo sistema no qual estão inseridas. Um exemplo da atuação da força do sistema capitalista é na indústria alimentícia, que engloba vários outros segmentos. Diante disso, a produção mundial de alimentos aumenta cada vez mais, e um dos produtos que contribui para esse aumento é os agrotóxicos ou defensivos agrícolas que têm aumentado o seu uso. Nessa perspectiva, poucas são as pessoas que realmente entendem a verdadeira atuação desses agroquímicos no setor alimentício. Um passo importante para conter ou até mesmo desacelerar o consumo exacerbado é a informação adequada e segura, e isso passa pela educação. Nesse contexto os conteúdos CTS ganham grande importância já que vêm corroborar com a educação sem que haja necessidade ser um profissional da área para compreender o assunto. Os estudos CTS, têm por finalidade auxiliar o professor no seu dia-a-dia, no entendimento das tecnologias, sua aplicação perante a sociedade, já que esses assuntos são corriqueiros no âmbito escolar. O resultado é um processo gradual que insere os alunos nesses espaços tecnológicos, formando assim pessoas capazes e atuantes na sociedade. Os agrotóxicos a todo o momento aparecem em questões de concursos, na televisão ou em dados estatísticos relacionados às safras recorde. Isso é devido sua atuação na sociedade moderna, e ao seu elevado nível de importância atingido nos dias atuais. Devido a isso é inevitável que as pessoas conheçam esses agentes químicos e suas finalidades nas plantações e no ambiente e assim possam utilizar de maneira adequada. O texto didático oferece uma abordagem que contempla alguns aspectos como conceitos, classificação e a inserção dos agrotóxicos na região Centro-Oeste, voltado para o cultivo de culturas dessa região. Ao final, pontos relevantes para discussão são levantados e toda uma abordagem da atuação dos agrotóxicos na sociedade pode ser discutida.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProdutos químicos agrícolasen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.titleO tema agrotóxico no ensino médio : proposta de um texto didáticoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-08T14:15:39Z-
dc.date.available2012-03-08T14:15:39Z-
dc.date.issued2012-03-08T14:15:39Z-
dc.date.submitted2011-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3065-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons