Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielPazMaito_tcc.pdf336,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desempenho agronômico de variedades de soja no Centro-Oeste
Autor(es): Maito, Gabriel Paz
Orientador(es): Souza, Nara Oliveira Silva
Assunto: Soja - cultivo
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 19-Mai-2022
Referência: MAITO, Gabriel Paz. Avaliação do desempenho agronômico de variedades de soja no Centro-Oeste. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A avaliação de variedades é um dos pontos básicos na recomendação de cultivares para determinada região, pois os materiais genéticos mais adaptados apresentam melhor desenvolvimento e, consequentemente, maior nível de produtividade. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o desempenho agronômico de variedades de soja comercial (AS3680IPRO, BMX FOCO, DM68I69 e DS7417IPRO) em diferentes áreas do Centro-Oeste. Quatros variedades de soja foram avaliadas com relação ao peso de mil sementes e produtividade em três locais do Centro-Oeste (Catalão –GO, Luziânia –GO e PAD –DF). O delineamento experimental foi o fatorial (4x3), sendo quatro variedades e três locais os fatores, avaliados em três repetições em parcela útil de quatro linhas de seis metros, espaçamento de meio metro. A variedade DS7417IPROem Catalão – GO apresentou o melhor peso de mil sementes. A variedade DM68I69 no PAD -DF apresentou produtividade superior, apresentando-se como promissora para ser plantada nessa região. Todas as variedades testadas apresentam potencial para serem cultivadas nas regiões avaliadas, pois apresentam produtividade superior à média nacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.