Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoaoPedroJacobe_tcc.pdf1,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os caminhos de produção de um programa de televisão regional : uma análise da quinta temporada do Distrito Cultural
Autor(es): Santos, João Pedro Jacobe dos
Orientador(es): Cunha, Paulo José Araújo da
Assunto: Televisão - programas
Produção audiovisual
Entretenimento
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 11-Nov-2020
Data de publicação: 24-Mai-2022
Referência: SANTOS, João Pedro Jacobe dos. Os caminhos de produção de um programa de televisão regional : uma análise da quinta temporada do Distrito Cultural. 2020. 110 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Direcionado ao tema da televisão regional voltada ao entretenimento, este trabalho busca investigar como a imagem de Brasília, ou seja, a mensagem do programa Distrito Cultural, é percebida e produzida pelos membros da equipe. Tal investigação busca relevância pedagógica ao apresentar descrições detalhadas que podem contribuir com profissionais iniciantes na produção de formatos documentais. O corpus de pesquisa teve como recorte a quinta e última temporada e foi constituído por entrevistas com membros-chave e pelo documento do projeto da quinta temporada. Por meio da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001) e com a lente da Teoria dos Gêneros e Formatos na televisão brasileira (SOUZA, 2004), foi possível concluir que a mensagem do Distrito Cultural, é percebida de diferentes formas pelos membros da equipe de produção do programa que, portanto, foi o resultado de um mosaico de opiniões que buscavam valorizar a cidade pela ótica da cultura, da diversidade e da humanização. Além disso, constatou-se que o programa foi produzido por meio de um roteiro flexível, embora possuísse métodos e critérios específicos para: a pesquisa e a seleção de personagens, a escolha de planos e de recursos estéticos, a seleção de imagens e a construção do roteiro final.
Abstract: Located at the theme of regional television focused on entertainment, this work seeks to investigate how the image and the message of Brasília are perceived and produced by the team workers of the Distrito Cultural tv show. This inquiry seeks pedagogical relevance by presenting detailed descriptions that can contribute to professionals who are new to the production of documentary formats. The research corpus included qualitative semi-structured interviews with key-members and the document of the project of the fifth season of the show. Through the Case Study methodology (YIN, 2001) and the Theory of Genres and Formats on Brazilian Television (SOUZA, 2004), it was concluded that the message of Distrito Cultural is perceived in different ways by the team workers of the show, which turned to be the result of a mix of opinions that aimed to value the city from the perspective of culture, diversity, and humanization. Also, the show was produced with a flexible script, although it had specific methods and criteria for research and selection of characters, choice of plans and aesthetic resources, selection of images, and the construction of the final script.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.