Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaClaraDaSilvaCabeceira_tcc.pdf6,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações de gênero nos filmes Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera, Mulan e Moana : um mar de aventuras
Autor(es): Cabeceira, Ana Clara da Silva
Orientador(es): Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
Assunto: Gênero - relações
Desenho animado
Walt Disney Productions
Personagens no cinema
Mulheres - representações
Data de apresentação: 18-Nov-2021
Data de publicação: 30-Mai-2022
Referência: CABECEIRA, Ana Clara da Silva. Representações de gênero nos filmes Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera, Mulan e Moana : um mar de aventuras. 2021. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho, com base no conceito de identidade, a partir dos estudos culturais, em especial com Stuart Hall (2006) e Judith Butler, apresenta como essa questão se conecta ao gênero, perscrutando as representações de gênero nos filmes Branca de Neve e os Sete Anões (1937), A Bela e a Fera (1991), Mulan (1998) e Moana: um mar de aventuras (2016). Foram selecionadas duas metodologias para o trabalho: análise de conteúdo, de Laurence Bardin, e análise fílmica, de Manuela Penafria. Para tanto, foram estabelecidas cinco categorias: amor, beleza, a mulher como mulher, a relação das protagonistas com as mulheres em tela e a relação das protagonistas com os respectivos pais. Este trabalho busca compreender de que forma os padrões tradicionais de comportamento são representados no cinema de animação da Disney e como as expectativas em relação às mulheres transformaram-se de forma marcante nas duas primeiras décadas do século XXI, mudando as representações do gênero feminino nas animações.
Abstract: This study is based on the concept of identity, from cultural studies, in particular with Stuart Hall (2006) and Judith Butler concepts on it, presents how this issue connects to gender, examining the representations of gender in the films Snow White and the Seven Dwarves (1937), Beauty and the Beast (1991), Mulan (1998) and Moana: a sea of adventures (2016). Two methodologies were selected for the work: content analysis of Laurence Bardin and film analysis of Manuela Penafria. Therefore, five guidelines were established: love, beauty, the woman as a woman, the protagonists’ relationship with other women on screen and the protagonists’ relationship with their respective parents. This work seeks to understand how traditional patterns of behavior are represented in Disney’s animations and the expectations regarding women have markedly changed in the first two decades of the 21st century.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.