Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30758
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CarlosAugustoXavierDeSousa_tcc.pdf8,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de conteúdo jornalístico no TikTok : informação a um tok
Autor(es): Sousa, Carlos Augusto Xavier de
Orientador(es): Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
Assunto: TikTok (Rede social)
Jornalismo
Ética jornalística
Mídia social
Data de apresentação: 11-Nov-2021
Data de publicação: 31-Mai-2022
Referência: SOUSA, Carlos Augusto Xavier de. Produção de conteúdo jornalístico no TikTok : informação a um tok. 2021. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso se volta à apresentação de todo o processo de criação dos cinco episódios da série de vídeos Informação a um tok, que visa investigar o trabalho jornalístico dentro do TikTok e propor o debate sobre como esse trabalho pode ser realizado frente a assuntos delicados e éticos do mundo contemporâneo digital. Os referidos episódios se dirigem à abordagem contextual e prática de cinco temas: política, discurso de ódio, fake news, crianças e jovens e fotojornalismo. Assim, o estudo se deu à luz da relação jornalismo e ética para o trato com os assuntos delicados em ambientes virtuais, como o TikTok. Como metodologia aplicada, a análise de conteúdos produzidos no aplicativo de vídeos curtos permitiu observar a divulgação de informações fora de um processo padronizado. Em relação à experimentação técnica, o uso do TikTok mostra-se uma possibilidade de produção jornalística e inovadora, combinando diferentes recursos e alcançando novos públicos.
Abstract: This memorial focuses on the presentation of the entire creative process of the five episodes of the video series “Informação à um tok”, which aims to investigate the journalistic work within TikTok and propose a debate on how this work can be carried out in the face of delicate and ethical issues in the contemporary digital world. These episodes address the contextual and practical approach to five themes: politics, hate speech, fake news, children and young people, and photojournalism. Thus, the study was carried out in the light of the journalistic and ethical relationship for dealing with subjects delighted in virtual environments, such as TikTok. As an applied methodology, the analysis produced within the short video application allowed us to observe the dissemination of information outside of a standardized and ethical process. Regarding technical experimentation, the use of TikTok is a possibility for journalistic and innovative production, combining different resources and reaching new audiences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.