Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30771
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RenataDeOliveiraMirandaGomes_tcc.pdf894,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação da ciência em tempos de pandemia : estudo de caso sobre a comunicação da vacina nos governos do Distrito Federal e de São Paulo
Autor(es): Gomes, Renata de Oliveira Miranda
Orientador(es): Von Bülow, Marisa
Assunto: Comunicação científica
Covid-19
Redes sociais on-line
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 2-Jun-2022
Referência: GOMES, Renata de Oliveira Miranda. Comunicação da ciência em tempos de pandemia: estudo de caso sobre a comunicação da vacina nos governos do Distrito Federal e de São Paulo. 2021. 78 f. il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Políticas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente monografia busca responder à pergunta: Como as mídias sociais podem ser usadas por governos para promover a comunicação da ciência? Para tal, realizou-se um estudo comparado sobre as postagens sobre a imunização contra a Covid-19 no Twitter oficial dos governos do Distrito Federal e de São Paulo durante o período de 19 de novembro de 2020 e 17 de janeiro de 2021. Conclui-se que o debate sobre a vacina, apesar de presente no período analisado, não se sobrepôs às demais pautas apresentadas no universo da análise. Ademais, entende-se que observar a comunicação da ciência por parte de governos em um momento de crise na saúde pública e pandemia mundial é importante. A dimensão da informação da accountability e a transparência ativa são características fundamentais de um governo democrático e preocupado em representar dignamente os seus representados.
Abstract: This research seeks to answer the question: How can social media be used by governments to promote the communication of science? To this end, a comparative study was carried out on posts about vaccination against Covid-19 on the official Twitter of the governments of the Federal District and São Paulo between November 19, 2020, and January 17, 2021. It is noted that the debate on the vaccine, despite being present in the period analyzed, did not overlap with the other agendas presented in the universe of analysis. Furthermore, it is understood that observing the communication of science by governments at a time of public health crisis and global pandemic is important. The information dimension of accountability and active transparency are fundamental characteristics of a democratic government concerned with the dignified representation of its representatives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.