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dc.contributor.advisorZandonadi, Renata Puppin-
dc.contributor.authorSantos, Iris Veleci da Silva-
dc.identifier.citationSANTOS, Iris Veleci da Silva. Café da manhã sem glúten em escolas públicas: adequação do menu ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, o direito à alimentação foi incluído como direito fundamental na Constituição Federal. Entre as iniciativas brasileiras que contribuem para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) está o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desde 2014, a oferta de cardápios especiais para crianças com restrições alimentares tornou-se obrigatória, como nos casos de crianças com Doenças Relacionadas ao Glúten (DRG). Nas escolas públicas brasileiras, os indivíduos de DRG comumente relatam que não há substitutos para os alimentos que contêm glúten oferecidos. No ambiente das escolas públicas é comum o relato de que não são realizadas as substituições para os alimentos com glúten ofertados na merenda de escolas públicas e que, quando tal fato ocorre, o que é servido não é seguro para os estudantes que dependem de alimentação especial. Portanto, dar visibilidade as dificuldades enfrentadas pelos portadores de doença celíacas no consumo do café da manhã ofertado nas escolas públicas do Distrito Federal podem contribuir para que o DHAA seja uma realidade para esse grupo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)pt_BR
dc.subject.keywordRestrições alimentarespt_BR
dc.subject.keywordGlútenpt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordDoença celíacapt_BR
dc.titleCafé da manhã sem glúten em escolas públicas: adequação do menu ao Programa Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.title.alternativeGluten-free breakfast in brazilian public schools : the menu adequacy to the National Programpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T12:56:32Z-
dc.date.available2022-06-07T12:56:32Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30820-
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoAguiar, Ana Luísa Falcomer de-
dc.description.abstract1In Brazil, the right to food was included as a fundamental right in the Federal Constitution. Among the Brazilian initiatives that contribute to guaranteeing the Human Right to Adequate Food (HRAF/DHAA) is the National School Food Program (NSFP/PNAE). Since 2014, offering special menus for children with food restrictions has become mandatory, as in cases of children with gluten-related disorders (GRD). In Brazilian public schools, GRD individualscommonly report that there are notsubstitutes for the gluten-containing foods offered.In some cases,the meal offered at school representsthe main meal for low-income childrenliving in a situation of food scarcity at home. Moreover,when alternative gluten-free food is provided, itis not safe for the studentsdue to issues such as gluten cross-contamination. Therefore, the visibility of the difficulties faced in the implementation of special menus for children with celiac disease in Brazilian public schools can contribute to makingthe Human Right to Adequate Foodarealityfor this group.pt_BR
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