Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunoLopesDosSantos_tcc.pdf108,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia
Autor(es): Santos, Bruno Lopes dos
Orientador(es): Lima, Carlos Henrique Magalhães de
Assunto: Ceilândia Ceilândia (DF)
Espaço cultural
Brasília (DF) - esportes e lazer
Data de apresentação: Jul-2021
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: SANTOS, Bruno Lopes dos. O Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia. 2021. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho final de graduação proposto visa recuperar e documentar parte da memória da luta comunitária de quase quatro décadas da população da Ceilândia por um espaço cultural que atenda às demandas da cidade, bem como reimaginar a área que é hoje ocupada pela “Praça da Juventude” como o Centro Cultural de Ceilândia. Como morador nascido e criado na cidade, para fins de divulgação dos esforços feitos pela população para a construção de um centro cultural, o trabalho vai em uma linha temporal do passado, presente e possíveis futuros onde perpassa por (1) minha própria história, (2) pela história de luta do Movimento pelo Centro Cultural e Desportivo da Ceilândia, (3) uma análise do atual cenário cultural da cidade, (4) pela paisagem e linguagem visual dos muros da Ceilândia e (5) por uma nova proposta de centro cultural para a cidade que leva em consideração todas as condicionantes anteriores.
Abstract: The following Final Assignment aims at recovering and documenting part of the Ceilândia’s community’s almost four decades of fighting for a cultural space for the city’s demandings, as well as reinventing the area that today is known as “Praça da Juventude” (“Youth Square”) into the Centro Cultural da Ceilândia (“Ceilândia’s Cultural Center”). As a born and raised resident of the city, for the spreading of the effort the population had for the construction of a cultural center, the assignment follows a timeline of the past, present and possible futures that go trough (1) my own personal history, (2) the history of the fight of the Movimento pelo centro cultura e desportivo de Ceilândia, (3) an analysis of the city’s present cultural scene, (4) the landscape and visual communication of the Ceilândia’s walls, and (5) a proposal for a new cultural center that respects all the conditions pointed above.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.